A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) passará por mudanças significativas a partir de janeiro de 2025, com a entrada de três novos deputados estaduais. As alterações são resultado das eleições municipais de 2024, que levaram os deputados Estêner Soratto, Edílson Massocco e Egidio Ferrari, todos do PL, a serem eleitos prefeitos de Tubarão, Concórdia e Blumenau, respectivamente. A posse dos novos prefeitos está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, o que abre espaço para os suplentes assumirem seus lugares na Alesc até o final de 2026.
Os novos parlamentares que integrarão a Alesc são Maurício Peixer (PL), de Joinville; Alexander Brasil (PL), de Florianópolis; e Junior Cardoso (PRD), de Camboriú. Embora três deputados do PL deixem a Assembleia, nem todas as vagas serão ocupadas pelo partido. Isso se deve ao fato de que Egidio Ferrari trocou o PRD pelo PL durante seu mandato. Assim, a sucessão da cadeira deixada por Ferrari permanecerá sob a responsabilidade do PRD.
Uma curiosidade interessante é que Brusque, município que não elegeu nenhum deputado nas eleições de 2022, novamente ficará sem representação na Assembleia, mesmo com a chegada dos novos deputados. Por outro lado, Camboriú, um município menor com cerca de 113,5 mil habitantes, se beneficiará desta nova configuração e terá um representante para atuar em prol das demandas locais em Florianópolis nos próximos dois anos.
A expectativa agora é saber como esses novos deputados irão atuar em suas funções e quais serão suas prioridades na defesa dos interesses dos cidadãos catarinenses.
Jornalismo O Janelão
