O nível do Guaíba, importante rio que banha a cidade de Porto Alegre, deve apresentar uma queda nos próximos dias, porém, se manterá acima dos 3 metros provavelmente nos próximos 10 dias. Segundo a previsão do IPH (Instituto de Pesquisas Hidrológicas) da UFRGS, nesta quarta-feira (15), o nível do rio ainda estará acima dos 5 metros.
Na noite de terça-feira (14), o nível do Guaíba atingiu a marca de 5,25 metros, e às 3h30 da manhã desta quarta-feira, registrou-se uma leve queda, chegando a 5,20 metros. Apesar dessa redução, o IPH alerta para a possibilidade de flutuação no nível do rio nos próximos dias.
Nos últimos dias, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas e ventos, que chegaram a causar ondas no Guaíba, algo incomum para a região. Essas condições climáticas contribuíram para o aumento do nível do rio.
De acordo com o IPH, a partir desta quarta-feira, o nível do Guaíba deve começar a baixar e se estabilizar nos 5 metros. Nos próximos dias, a previsão é de uma redução gradual do nível, que dependerá do volume das futuras chuvas. No entanto, a expectativa é que as águas do Guaíba permaneçam acima dos 4 metros e somente daqui a cerca de 10 dias alcancem números abaixo dos 3 metros.
O pico do Guaíba, registrado no domingo (5), atingiu a marca de 5,33 metros, o que evidencia a elevação significativa do nível do rio nos últimos dias. Esse cenário tem chamado a atenção das autoridades locais e da população, que estão acompanhando de perto a situação.
É importante ressaltar que o nível do Guaíba é monitorado constantemente pelo IPH e por outros orgãos.


