“Melhorar a vida da mulher é melhorar a vida de toda uma comunidade”,
afirmou a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, durante a palestra sobre políticas públicas voltadas para as mulheres, nesta quarta-feira (3), segundo dia do Congresso de Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC).
Falando sobre as ações voltadas para as mulheres implantadas em sua gestão, destacou a criação de um plano municipal de políticas para mulheres no município e defendeu que a participação da mulher na política é fundamental para defender o que a gente acredita e garantir direitos para as novas gerações.
O palco foi dividido com a secretária de assistência social e desenvolvimento humano de Rio do Sul, Maria Helena Zimmermann, que afirmou que ainda persistem muitos obstáculos na implantação dessas políticas públicas nos municípios, principalmente aquelas voltadas contra a violência.
“Não há liberdade plena sem garantias concretas. Combate à violência exige renda, moradia e proteção social”, frisou.
Outro destaque do segundo dia foi o painel sobre educação e conectividade nas escolas, com a secretária de estado da educação, Luciane Ceretta, e o presidente do CIASC, Gustavo Madeira, mostrou como o acesso à tecnologia pode transformar a realidade de alunos e professores em todo o estado. Logo depois, o debate sobre turismo sustentável e geração de emprego, com participação da secretária de estado do turismo, Catiane Seif, o prefeito de Quilombo, Jaksom Castelli e secretária de turismo de Lages, Ana Lúcia Vieira, apresentou iniciativas que unem preservação ambiental, valorização regional e desenvolvimento econômico.
À tarde, a pauta ambiental ganhou protagonismo com a mesa sobre ações concretas diante das mudanças climáticas. O deputado federal Pedro Aihara e o coronel Fabiano de Souza, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, falaram sobre a necessidade dos municípios estarem preparados frente a eventos extremos, promovendo cidades mais resilientes.
A transformação digital também teve espaço garantido. Na Arena Técnica, especialistas apresentaram como a inteligência artificial já está apoiando prefeituras na tomada de decisões e na melhoria dos serviços públicos. Já na Arena Jurídica, o foco foi na regulamentação de carreiras e na aplicação da inteligência artificial dentro do setor público.
Paralelamente, segue a programação do Prêmio FECAM Práticas de Excelência, que ao longo do dia apresenta os projetos selecionados em diversas áreas da gestão municipal. A iniciativa reconhece ações inovadoras que podem servir de inspiração e exemplo para outras cidades catarinenses.
O segundo dia também contou com discussões sobre segurança pública, cidades inteligentes e saneamento, sempre com o olhar voltado ao fortalecimento do municipalismo, marca da atuação da FECAM nos 295 municípios do estado. O evento reuniu 314 prefeitos e vice-prefeitos, reforçando a representatividade e a força do municipalismo catarinense.
O COMAC-SC é realizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e segue até amanhã, quinta-feira (4), no Expocentro de Balneário Camboriú, com programação até o meio-dia. A palestra do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, falará sobre perspectivas econômicas para o país e impactos nos municípios, além da reunião dos prefeitos com a bancada de deputados estaduais, reforçando o diálogo político em defesa do municipalismo catarinense.