Procedimentos foram realizados das 9h às 15h, no CastraBus.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam), deu início neste domingo (19) às castrações gratuitas itinerantes de cães e gatos. A primeira ação foi realizada em um ônibus, o CastraBus, em frente ao Centro Educacional Municipal (CEM) Alfredo Domingos da Silva, no Bairro São Judas Tadeu.
Ao todo, foram realizadas 141 castrações, sendo atendidos 67 cães na parte da manhã e 74 gatos na parte da tarde. A prioridade do primeiro dia de ação foi voltada à Vila Fortaleza, mas moradores de outros bairros também foram atendidos.
As castrações realizadas estão previstas no Programa Castra Pet, lançado pela Prefeitura Municipal em setembro, com objetivo de garantir o controle populacional de animais de estimação. Em vez das castrações ocorrerem em clínicas veterinárias, como em anos anteriores, o serviço está sendo prestado sob a forma de campanha itinerante, em locais e datas definidos pela Semam.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, comenta que os animais previamente cadastrados serão visitados em todos os bairros do município, conforme a demanda. “Isso é uma determinação da prefeita e nós estamos, nesse sentido, trabalhando, iniciando hoje em um domingo, que é o dia em que as pessoas, as famílias, têm mais tempo para doar aos seus pets”, comentou.
Gisele Vilvert aproveitou a ação para castrar seu cãozinho, Orion, de três anos.
“Achei essa iniciativa muito boa, principalmente por conta da reprodução, pois depois não tem como dar conta de tanto cachorrinho na rua, e assim também evita doenças e mantemos a saúde deles em dia”, disse.
Para Osmarina Vieira, tutora de Belinha, de um ano e três meses, o programa é essencial para evitar o abandono de animais na rua.
“Quando são pequenininhos, eles querem os cachorrinhos, e depois os abandonam. Se pega, é para cuidar. Então essa ação da prefeitura vai ajudar muito com essa questão do abandono, e deve continuar sendo realizada mais vezes”, ressalta.
Para inscrever o pet para a castração itinerante, o tutor deve cadastrá-lo por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. A próxima ação de castração será realizada nos dias 1º e 2 de novembro, em local ainda a ser definido. O programa surgiu através de diálogo com o Conselho Municipal de Proteção Animal e parceria com os protetores de animais da cidade.
Como funciona o CastraBus
Cada procedimento inclui consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório (se for necessário). O investimento do Município é de cerca de R$ 270 mil. Parte desse recurso (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Ao todo, serão realizadas mil castrações de cães e gatos até 30 quilos. Cada tutor deve seguir as orientações do período pré-operatório. O atendimento será feito conforme o cumprimento do tempo preparatório à cirurgia, mediante preenchimento do termo de autorização para a cirurgia.
Microchip
Todos os animais que passarem pela castração receberão um chip, que armazenará informações sobre eles. Neste domingo, uma equipe da Semam esteve no CEM Alfredo Domingos da Silva para fazer o cadastro, em um sistema, dos dispositivos implantados.
Os procedimentos cirúrgicos serão feitos pela MK Clínica Veterinária Ltda, primeira empresa habilitada no Edital de Credenciamento nº 002/2025.
Jornalismo O Janelão