Centenas de livros didáticos foram encontrados nesta quinta-feira (31) em um deposito de Sucata no município de Camboriú, a 90 km de Florianópolis.
Os materiais, de várias disciplinas, eram destinados ao ensino público municipal e muitos ainda estavam embalados. Os livros foram vendidos de forma irregular e pertenciam a E.B.M professor Artur Sichmann. O material didático foi descoberto após uma denúncia que levou o vereador da cidade John Lenon Teodoro-PSDB, até o local.
O vereador repassou o caso para o MPSC.
A Prefeitura de Camboriú acompanhou de perto a denúncia sobre o descarte irregular

A equipe do setor jurídico da Secretaria de Educação e um representante do Gabinete do Prefeito Ariel Silva, foram até o local e constataram que haviam livros com vigência concluída, mas, também, obras atuais. O Município esclarece que a doação não era de conhecimento da Secretaria e que o correto seria entregar os livros aos alunos para utilização de maneira mais produtiva, seja para recorte ou pesquisas. A Prefeitura já identificou a unidade de ensino no qual houve o ocorrido e está tomando as medidas necessárias, que incluem a exoneração do cargo.
Independente da validade ultrapassada, se desfazer ou vender material didático configura crime.
“Com certeza, a pessoa responderá por crime de dano conta o patrimônio público”.
Os motivos pelos quais os livros não foram vendidos, também devem ser investigados.
Nossa reportagem esteve no local verificando de perto a situação, e o próprio proprietário da empresa, confirmou que a empresa comprou os livros. Portanto não se tratou de doação.
Por Edenilson Pozzobon MTB: 006388 SC


