Laboratório de Inovação de BC inicia formação da primeira turma de servidores

A capacitação dos agentes de transformação tem duração de dois meses.

O Laboratório de Inovação de Balneário Camboriú – o LaBC, iniciou nesta semana a formação da primeira turma de servidores da Prefeitura Municipal. Ao todo, 30 profissionais de diferentes secretarias participam da capacitação, que acontece às quintas-feiras, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Balneário Camboriú.

A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e Udesc. Por meio da formação, com duração de oito semanas, os servidores aprendem sobre inovação, a usar metodologias ágeis e também sobre prototipação.

Os servidores serão os agentes de transformação do LaBC, sendo responsáveis também por ser o elo do Laboratório de Inovação com as secretarias. Um dos objetivos é mapear os processos internos das secretarias para encontrar formas de simplificá-los, e também reformular a carta de serviços prestados ao município.

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destaca que a formação é um passo importante para modernizar a gestão pública e facilitar o atendimento à população.

“Preparar os servidores para serem agentes de transformação significa investir no futuro da cidade. Estamos fomentando uma cultura de inovação que vai simplificar processos, aproximar a administração da comunidade e garantir resultados cada vez mais ágeis e transparentes para os nossos moradores”, enfatizou.

O diretor da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), Murilo Sodré, explica que, com base nos conhecimentos oferecidos aos servidores, será possível identificar situações e levar soluções inovadoras para as secretarias, por meio desses agentes de transformação.

“Estamos capacitando este primeiro grupo de servidores para que se tornem multiplicadores de uma nova cultura de inovação no município. Com metodologias ágeis, engajamento e criatividade, vamos acelerar a transformação digital e entregar resultados concretos para a população”, destacou.

A partir do início das atividades do LaBC, será promovida uma série de workshops para os servidores, com lives e reuniões online, a fim de promover a cultura da inovação dentro do serviço público.

Sobre o LaBC

A ideia surgiu em parceria com a Udesc, na disciplina Tópico Especial de Administração Pública e Governança III – Laboratório de Inovação e Experimentação em Governança Local. Além do diretor do DTI, Murilo Sodré, também são idealizadores da proposta os acadêmicos Ronaldo Camargo, Laís Oliveira, Luciano Godoy e Davison Cavalheiro, orientados pela professora Dra. Bruna Devens Fraga.

Através de oficinas e da formação dos Agentes de Inovação, o LaBC capacitará os servidores, desenvolvendo as competências necessárias para um serviço público moderno. Alinhado com HUBC, irá priorizar os setores de Educação, Saúde, Comércio e Serviços, Automação e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

O LaBC também estará alinhado com a agenda global, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.