Idosos participam de roda de conversa sobre como se proteger de golpes no INSS

Informações sobre prevenção e garantia de direitos foram tema do encontro, realizado na OAB de Balneário Camboriú.

Os idosos atendidos na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) participaram de uma roda de conversa com advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Balneário Camboriú, na manhã desta terça-feira (19). O encontro teve como foco ensinar o público acima de 60 anos como se proteger e garantir seus direitos em relação à golpes, principalmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A roda de conversa foi promovida por meio do projeto “OAB pela Pessoa Idosa”, em parceria com a SPI, e reuniu 16 advogados. O momento também serviu como uma oportunidade para os participantes sanarem dúvidas relacionadas aos seus direitos.

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, reforça que a SPI já oferece uma oficina de tecnologia voltada a ensinar os idosos a lidar com a internet de forma segura, principalmente ao utilizar o celular.

“A OAB, através da roda de conversa, amplia o trabalho que já vem sendo oferecido, auxiliando os idosos a ficarem atentos ao seu extrato bancário para que não haja descontos indevidos, para que se projetam contra tentativas de golpe, principalmente os relacionados ao INSS”, destacou.

A coordenadora do projeto “OAB pela Pessoa Idosa”, Sandra Bortolanza, ressalta que a Comissão de Direito da Pessoa Idosa trabalha para levar ações que ajudem e auxiliem os idosos do município.

“O objetivo dessa roda de conversa é justamente abrir as portas da OAB para que os idosos venham, para que possamos trazer informações e ajudá-los no que for possível. Destaco ainda a importância dessa parceria entre a OAB e o Poder Executivo, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa, porque sem eles, o nosso projeto não iria progredir”, destacou.

Para Maria Alice Guandalini, de 74 anos, a roda de conversa foi um momento importante para adquirir conhecimento e informações.

“Foi tudo muito bem explicado. Eu mesma já caí em um golpe, o que serviu de alerta para buscar esse tipo de auxílio. Essa parceria entre a OAB e SPI foi bem interessante, porque os idosos estão cada vez mais despreocupados e podem acabar sendo prejudicados por isso”, comentou.

*OAB pela Pessoa Idosa*

O “OAB pela Pessoa Idosa” foi criado em 2022 pela Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB/BC, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa.

O principal objetivo do projeto é oferecer assistência jurídica, tanto na esfera administrativa quanto judicial, para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, especialmente em demandas relacionadas ao Direito Previdenciário.

A ação conta com apoio de advogados regularmente inscritos na OAB Balneário Camboriú, que aderiram aos editais publicados para compor a equipe do projeto. O atendimento é totalmente gratuito e destinado exclusivamente ao público idoso residente no município.

Os advogados oferecem consultoria jurídica gratuita todas as quartas-feiras, das 13h às 17h, na sede da SPI. Para ser atendido, é necessário realizar o agendamento prévio diretamente na sede da Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro, ou pelo telefone (47) 3267-7054, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.