Humildade e pés no chão: premissas de uma vida pública

Estamos publicando na íntegra o inspirador discurso do vereador de Camboriú, Marlon Borsatto, que teve a honra de assumir a prefeitura da cidade por alguns dias no lugar de Leonel Pavan e Jozias Osmar.

Neste texto, Marlon compartilha sua trajetória de vida, repleta de humildade e determinação, ressaltando as premissas que guiam sua atuação na vida pública.

Das ruas do bairro Taboleiro em Camboriú, cresce um menino sonhador que viria a marcar época sendo, a partir de hoje, o mais jovem cidadão a assumir o comando da Prefeitura da Capital das Missões.

Nascido no Hospital São Francisco de Assis, em 1998, filho de dois gaúchos, criados no Oeste catarinense e com pouco estudo, vieram ao litoral catarinense para tentar a vida e dar um futuro melhor aos seus dois filhos, sendo uma menina e Marlon, o filho mais novo deste casal.

Criado em seu bairro, Marlon estudou em colégio público municipal, participou de instituições sociais com apoio esportivo a crianças e adolescentes, além de ter uma vida ativa na comunidade, como a Igreja do bairro e os encontros dominicais.

Desde cedo, aprendeu a dar valor as coisas, guiado pelos ensinamentos de seus pais, ouvindo quase que diariamente que “nada cai do céu”. Deixando o esporte do bairro como segundo plano, focou nos estudos a partir do ensino médio, onde também começou a ter contato com a vida profissional, encontrando seu primeiro emprego em um hotel na cidade vizinha, Balneário Camboriú.

Entre idas e vindas de bicicleta pela cidade mãe e cidade filha, Marlon finalizou seu ensino médio e carregava na mochila um sonho: ser o primeiro da família a se formar em uma Universidade. Aos 18 anos, ingressava no curso de Relações Internacionais na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, e se dedica aos estudos como ferramenta a transformar sua realidade.

Logo ao iniciar a graduação, recebe uma oportunidade para estagiar na Prefeitura Municipal de Camboriú, sendo lotado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os estudos de diplomacia pareciam lhe guiar rumo ao Instituto Rio Branco, mas é quando recebe uma oportunidade para ser assessor e, em seguida, diretor da Secretaria, que percebe o quanto gostaria de impactar mais jovens e a comunidade por meio do seu trabalho.

Passado três anos e meio, se coloca a disposição como candidato a vereador, com apenas 22 anos. Família não nativa, sobrenome de fora, Marlon encontra algumas dificuldades, mas é com o apelo das ruas por mudança que se torna o vereador mais jovem eleito da região da Foz do Rio Itajaí, em 2020.

Com a frase “nada cai do céu”, segue trabalhando pela cidade, buscando a melhora de vida das pessoas, mas sem largar sua essência de buscar o conhecimento e, em 2021, inicia o mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI, se formando em 2023.

Pé na estrada e próximo das pessoas, se coloca novamente a dispor da população camboriuense, como novamente candidato a vereador, em 2024. Passado o pleito, o menino que foi criado com muitos sonhos, se torna o vereador mais votado da história de sua cidade.

Já no ano seguinte, em 2025, foi eleito o Presidente da Câmara mais jovem da história de Camboriú, com 26 anos de idade. Não obstante, permanece com seu entusiasmo e trabalho diário, retomando sempre em suas ações a essência por qual foi criado: humildade e pé no chão.

No dia 03 de outubro de 2025, dia de São Francisco de Assis, Marlon Borsatto, assume a Prefeitura Municipal de Camboriú (após oportunidade e gesto político honroso dos atuais Prefeito Leonel Pavan e Vice Jozias), com 27 anos de idade, tornando-se o mais jovem Prefeito da história deste município.

E esta historia, não se encerra aqui. Na verdade, está apenas começando. Que sejam 7 longos dias de muito trabalho, dedicação e gratidão. Camboriú tem pressa, e nós chegamos para acelerar.

Ass: Marlon Borsatto, prefeito interino do Município de Camboriú/SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.