Hospitais lotam em Blumenau e pacientes chegam a deitar no corredor à espera de médico

Com postos fechados durante folga de Carnaval, unidades de saúde na cidade registraram movimento até duas vezes maior do que o normal nesta terça-feira (13).

Os hospitais de Blumenau estão enfrentando lotação no começo desse semana. No Santo Antônio, o maior da cidade com atendimentos pelo SUS, um vídeo mostra pessoas no chão à espera de atendimento. No Misericórdia, na Vila Itoupava, também há registro de alta procura por médico. Por conta do Carnaval, todos os postos de saúde estão fechados e a cada dia apenas um ambulatório geral abre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Emilli Schnaider chegou ao Hospital Santo Antônio às 8h30min, nesta terça-feira (13), com a irmã. A suspeita da família é de dengue, com base nos sintomas apresentados pela mulher. Quatro horas depois, a paciente tinha passado pela triagem e aguardava no pronto-socorro ser chamada. Ao lado delas, há outras pessoas sentadas no piso do corredor e até uma idosa deitada (assista abaixo).

O gerente do HSA, Rafael Branco Betuol, conta que a média diária de atendimentos é de 250 pacientes. Na segunda (12), o número quase dobrou: foram 455. Nesta terça, ele conta que o cenário não estava muito diferente, mesmo com seis médicos no pronto-socorro. No hospital Misericórdia, na Vila Itoupava, eram 37 pacientes na fila de espera e apenas um médico atendendo na manhã de segunda.

Em virtude do ponto facultativo de Carnaval, os postos de saúde estão todos fechados nesta segunda e terça-feira. Na segunda, a única unidade de saúde da prefeitura aberta era o AG do Garcia, na região Sul de Blumenau, onde também houve registro de filas e muita demora no atendimento. As portas chegaram a ser fechadas mais cedo para a equipe atender quem já tinha entrado. 

Nesta terça, apenas o AG da Velha está aberto, das 7h às 18h. Até a publicação desse texto a prefeitura não havia informado quais medidas vai adotar diante da situação. A partir desta quarta-feira (14), os postos e AGs voltam ao funcionamento normal.

Situação no Hospital Santo Antônio, o maior para atendimentos via SUS (Foto: Emilli Schnaider, Arquivo pessoal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.