Departamento mais antigo da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Guarda Patrimonial de Balneário Camboriú realiza um trabalho diligente na salvaguarda dos patrimônios municipais.
Com 35 profissionais que atuam diariamente, a equipe visa proteger espaços e patrimônios públicos da cidade. Hoje, são 17 postos fixos com a presença de um guarda patrimonial, além das equipes de ronda e monitoramento visual, baseada na Central de Operações e Monitoramento 153, onde também fazem o atendimento da comunidade via telefone.
“Nossos guardas patrimoniais têm exercido um papel fundamental para a segurança pública de nossa cidade. Nós temos tantos locais que pertencem ao município, que estão a postos da nossa comunidade, e que hoje contam com a atuação 24h desses agentes de segurança, que zelam, cuidam, monitoram e, quando necessário, agem para impedir que pessoas mal-intencionadas venham causar algum tipo de dano”, declarou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.
Ações
Das ações realizadas, a mais recente aconteceu durante o último feriadão – Páscoa e Tiradentes -, quando os guardas patrimoniais realizaram mais de 300 rondas e vistorias em patrimônios com históricos de sinistros, além de vistorias na Praça da Barra, Praça da Bíblia e Praça Almirante Tamandaré, bem como o apoio na segurança de eventos realizados de 17 a 21 de abril.