O governo federal está presente em Santa Catarina desde o primeiro momento das fortes chuvas, por orientação do presidente Lula, com seis aeronaves, 1.200 servidores da Defesa Civil, kits de higiene e cestas básicas. Tudo foi prontamente disponibilizado aos 131 municípios atingidos pelas enchentes dos últimos dias, sendo 60 em situação de emergência.
Exército e Defesa Civil Nacional dão assistência a SC
Exército Brasileiro e a Defesa Civil Nacional estão ajudando às cidades mais afetadas pela chuva em Santa Catarina.

Ação Governo Federal
” A ação do governo federal está perfeita! Ele está presente! federal não precisou nem ser chamado. Logo que passamos as primeiras informações, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes) ligou para o governador do estado (Jorginho Mello) se colocando à disposição para o que fosse necessário nessa ação primeira e humanitária que é garantir e salvar vidas”, destacou a deputada e vice-líder do governo na Câmara, Ana Paula Lima (PT-SC).
Nesta última segunda-feira (9) a deputada enviou requerimento ao ministro da Casa Civil Rui Costa solicitando imediata liberação do FGTS de contas vinculadas de trabalhadores vítimas das chuvas, criação de linha de crédito especial pelo BNDES e apoio aos municípios afetados, conforme postado em seu Twitter.

Há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões do estado catarinense.
Cerca de 40 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios e foram abertos 121 abrigos em 52 municípios, informou o Portal G1.
Lula diz que governo está ‘atento’ a situação em SC

Bolsonaro ainda não se manifestou sobre as chuvas em Santa Catarina em seu twitter
Catarinenses, aguardam pelo menos um post, algumas palavras do ex-presidente Jair Bolsonaro, em solidariedade, às famílias e afetadas pelas enchentes no Estado.
O que esperar de Bolsonaro por causa das chuvas?
Cobrança nas redes sociais é para que Bolsonaro se manifeste, desde o início das chuvas, nenhuma postagem foi feita em seu twitter sobre o assunto.
Pra piorar a situação, em 16 de dezembro, a quinze dias de encerrar seu mandato à frente da Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) determinou o corte de R$ 31 milhões em recursos que seriam destinados a obras em rodovias federais em Santa Catarina, estado onde obteve vitória na última eleição, com 63% dos votos.
Veja 👇
https://x.com/jairbolsonaro

