GMBC inicia Capacitação para Pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas à Polícia Penal de SC

Iniciou nesta segunda-feira (22) o 2º Curso de Capacitação para Pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPARP), oferecida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú (GMBC), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG). Desta vez, a capacitação está sendo realizada para integrantes da Polícia Penal (PP) do Estado de Santa Catarina. As aulas irão até sexta-feira (26).

A aula magna aconteceu na sede da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú e as demais aulas acontecerão nas dependências do Complexo Penitenciário Vale do Itajaí (CPVI), visando capacitar os pilotos em seu próprio ambiente operacional, otimizando assim o processo de aprendizagem e execução na unidade prisional.

“Essa parceria entre o município e o Estado é de extrema importância. Nós hoje somos referência na modalidade de drone e esse curso vem ao encontro de uma estratégia de fortalecimento da segurança pública, onde, através do CEFAG, estamos disponibilizando o curso para a difusão do conhecimento”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues.

O corpo docente contará com instrutores das Guardas Municipais de Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis, além de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e do serviço reservado da Polícia Militar do Paraná.

“O drone é um grande instrumento que já vem ajudando a GMBC em diversos cenários em Balneário Camboriú, na captura de criminosos, reconhecimento de pessoas em atitude suspeita, acompanhamentos de fugas, e agora será também incorporado à Polícia Penal, o que nos traz uma grande honra por poder fazer essa formação para eles”, celebrou o comandante, GM Fábio Rambo.

Serão formados 16 policiais penais do Estado de Santa Catarina e três servidores da prefeitura de Balneário Camboriú. As instruções vão desde o estudo da legislação vigente, em especial a fiscalização de voos ilícitos sobre unidades prisionais, até o planejamento de ações de busca e captura com suporte de drones, com tecnologia embarcada de câmeras termográficas, de visão noturna, que voam na chuva, e zoom de alta potência.

Também será realizado um simulado integrado, que contará com membros dos núcleos de inteligência da unidade prisional e da GMBC, do Núcleo de Operações Táticas (NOT) e do núcleo de recaptura da Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (SEJURI), além dos participantes do curso.

“Nós fizemos esse pedido para a GMBC para que tivéssemos esse curso para operadores de drone, que foi prontamente atendido, o que nos traz gratidão, por poder capacitar os policiais penais, para atuarem em todo o Estado. Hoje nós temos dez drones, e precisamos fazer a capacitação, o que agora é possível através dessa parceria”, enfatizou o secretário-adjunto da Sejuri, o Policial Penal Leandro Lisboa Ferreira de Mello.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.