Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto de 2024, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a Operação “PACTUM” em várias cidades de Santa Catarina e uma no Paraná. A operação resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Camboriú, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e em outras duas cidades do Oeste Catarinense.
O objetivo da operação é investigar possíveis crimes de associação criminosa e fraude a licitações públicas. Os investigados fazem parte de um grupo de empresários suspeitos de ações fraudulentas que visam frustrar o caráter competitivo dos certames públicos.
A escolha do nome “PACTUM” reflete a natureza conspiratória das atividades ilegais, aludindo ao termo ‘pacto’ ou ‘acordo’ entre os envolvidos, que buscavam vantagens indevidas em processos licitatórios.
As ordens judiciais foram cumpridas nas residências e empresas dos suspeitos, com a participação do GAECO de Santa Catarina e apoio do GAECO do estado do Paraná. Durante as diligências, foi encontrado um dos investigados em Piçarras portando duas armas de fogo sem registro, sendo então conduzido à delegacia para a lavratura do auto de prisão em flagrante.

As investigações estão tramitando em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver a publicidade dos autos. A população aguarda ansiosamente por desdobramentos desta operação que visa combater a corrupção e garantir maior transparência nas licitações públicas.
Jornalismo O Janelão