Teve início nesta quarta-feira (25) a Formação de Educadores 2025, promovida pela Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de qualificar e valorizar os profissionais da rede pública de ensino.
O evento, que segue até os dias 27 e 30 de junho, reúne professores, gestores, coordenadores e demais servidores da educação em uma programação que combina palestras, debates e momentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas.
A abertura contou com a participação do professor doutor Cleber Fabiano, que conduziu a primeira palestra do ciclo formativo. Com o tema centrado no poder da leitura, o educador destacou a importância de uma formação leitora ampla, que vá além dos livros e alcance a leitura crítica do mundo. Segundo ele, o professor é corresponsável por desenvolver essa visão nos alunos. “Educar é formar olhares atentos ao contexto, é ensinar a interpretar a vida”, afirmou.
A iniciativa, segundo a secretária municipal de Educação, Carin Krug, reforça o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora. “Esta formação foi pensada com carinho, propósito e responsabilidade. É um espaço de escuta e fortalecimento coletivo, que reconhece o valor de cada educador que faz a diferença nas escolas de Camboriú”, declarou.

A formação visa unir diferentes vozes e experiências da rede em torno de um objetivo comum: a melhoria da aprendizagem dos estudantes e a valorização dos profissionais da educação.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Jozias da Silva e dos vereadores Eduardo Henrique (Dudu) e Wolff, reforçando o compromisso do poder público com a valorização da educação no município.

A programação segue ao longo da semana e pode ser consultada pelo link oficial do evento no Sympla:
sympla.com.br/evento/qualificacao-camboriu-2025/3008079 — e conta com apoio do Núcleo Universitário Litoral, responsável pelas operações regionais da Universidade Santa Cecília e UniBF Centro Universitário. A expectativa da organização é de que os encontros sirvam de inspiração prática ao longo do ano letivo, contribuindo para o fortalecimento da rede e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.