Evento será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita.
Faltam poucos dias para o início de um dos principais eventos musicais do Estado, que premia composições de estilo livre, em língua portuguesa, originais e inéditas. O 14º Festival da Canção de Balneário Camboriú será aberto no dia 27, às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Com entrada gratuita, o evento segue até o dia 29 de novembro, no mesmo horário nos três dias. Voltado a canções de compositores residentes em Santa Catarina, o festival recebeu número recorde de inscrições neste ano: 202. Mas somente 30 delas foram selecionadas por uma comissão de triagem e concorrem a premiações.
Nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira da próxima semana), serão realizadas as fases eliminatórias, com 15 canções em cada noite (confira abaixo). A final será dia 29 (sábado), com a apresentação de dez composições (cinco selecionadas em cada noite).
A escolha das finalistas e vencedoras será feita por uma comissão julgadora, formada por Andrea Carina Mengarda, Caio Csermak, Guilherme Augusto Ávila, Karen Luane Nascimento e Daniel José Silva (jurado convidado para a final). O produtor-executivo do evento é o músico Luciano Candemil.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, o festival vai premiar os três primeiros colocados com dinheiro. A soma dos valores chega a quase R$ 60 mil. Já melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor arranjo, artista revelação, banda revelação e melhor artista solo ganharão troféu.
Apoiadores poderão premiar finalistas
Neste ano, haverá premiação também do 4º ao 10º colocado, mediante angariação de apoios da iniciativa privada. O apoiador fornecerá a premiação em troca de divulgação da marca durante o evento. Um apoiador já definido, por meio do Edital Nº 012/2025/FCBC, é o Sicredi.
ORDEM DE APRESENTAÇÃO
Primeira Noite – 27/11
Teu Rastro no Meu Silêncio – Kelvyn Krug
Galattea – Paulo Henrique de Figueiredo Soares
Só Quer Cantar – Gandhi de Oliveira Martinez
1964 – Sahra Stamm Bertholdo
Chega e Dale – Bruno Leonardo
Sem Filtro – Amanda Zaions Cadore
O Verdadeiro Legado – Glênio Marques Pinto
Menina Linda – Filipi Sansão Mantovani
Princesinha do Atlântico Sul – Elvis Lima
Solidez – Pamella Pereira Duarte
Terra Mãe – Marcelo Müller Schmitz
Lia – Guido Machado Vivan
Brasilis Tropicalis – Bruna Rafaela Ferracioli
Tempos do Mar – Francisco Saraiva da Silva
Amar – João Osmar Frasson
Segunda Noite – 28/11
Trabalhadoras da Terra – Ricardo Ledoux
Meu Pai – Robson Nei do Nascimento Izolan
Fonte – Leonardo Schmitt Vieira
As Curvas – Clóvis Clinger Martinez Rodrigues
Milonga Negra – Marcos Kelm do Nascimento
Quimera do Sonho – Sílvio Matheus Boing Caetano
Guardiã do Amor – Victor Mumbach Fontana
Dois Mundos – Vinicius Borges Mendonça
Um Novo Mundo – Higor Miranda Redivo
Não Sei Mas Vou Jogar – Doriel Tolentino Pacheco
Salmos 91 – Iordan Milen Dutra
Ser Diferente – Ana Luiza Folly Chalhub Dias
Imigrante – Rafaela de Carvalho Sodré Prado
Acesa – Mariana Rotili da Silveira
Boy de Carga – Deborah Luiza Goes de Souza
Comissão Julgadora
Andrea Carina Mengarda
Andrea Mengarda é uma profissional que une a arte da música com a expertise em gestão, trabalhando como produtora cultural, parecerista, educadora musical e violinista. Sua formação inclui Bacharelado em Violino, Licenciatura em Música. Ela integra o corpo de pareceristas do Ministério da Cultura (MinC) desde 2020 e atua na avaliação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para múltiplos estados e municípios. Como violinista, possui uma trajetória consolidada na Orquestra de MPB da Cidade de Curitiba e em turnês internacionais. Atualmente, integra a Orquestra Itaipu Binacional. Atua também como produtora-executiva de produções cênicas e como jurada em festivais. Participou de importantes cursos e festivais de música no país, aperfeiçoando-se com professores de renome.
Caio Csermak
Caio Csermak é doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Escola de Música Franz Liszt Weimar, Alemanha. Suas pesquisas têm como foco as culturas populares brasileiras, dando especial atenção à imbricação entre música e vida social. Sua tese de doutorado sobre o samba do município de Cachoeira (BA) obteve menção honrosa no Prêmio Sílvio Romero 2020 e no I Prêmio de Dissertações e Teses da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular – Seção Latino-Americana. Foi professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como Animador Cultural do Sesc São Paulo, sendo responsável pela programação de música do Teatro Paulo Autran. Como produtor cultural, trabalhou na produção de dezenas de shows, festivais e projetos culturais com nomes como Mateus Aleluia, Ivan Vilela, Sapopemba, Academia da Berlinda, Roberto Mendes e Ellen Oléria. Produziu sete álbuns musicais e fez a produção musical do documentário Sobre Sonhos e Liberdade (Plural Filmes/Canal Curta).
Daniel José Silva
É jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá de Santa Catarina, com experiência em diversas mídias. Em 2013, quando ainda integrava o Grupo RIC, criou o Rifferama, o portal da música catarinense. O portal tem mais de 1.900 publicações, incluindo entrevistas, reportagens especiais e materiais como o catálogo anual dos lançamentos e as listas de melhores trabalhos que são realizados desde 2016. Já produziu programas para rádio, internet e podcasts, escreveu e-Books e tem experiência com assessoria de imprensa. Realizou trabalhos de assessoria para artistas como Dazaranha, Rédea Solta, Rohmanelli, Modernas Ferramentas Científicas de Exploração, AlphaJorge, Liss, e eventos, como os festivais Bradamundo e Saravá. Em paralelo ao Rifferama, Daniel Silva já foi jurado do Prêmio da Música Catarinense, participou da curadoria da Maratona Cultural de Florianópolis, da terceira temporada do Palco SC (2021), do estúdio Café Maestro, de Itajaí, criou duas playlists de música catarinense para o Tidal (plataforma de streaming do rapper Jay-Z) e foi responsável pela agenda (produtor de eventos) do Bro Cave Pub de abril de 2019 até março de 2020 e em 2022. Em 2021, em parceria com a produtora de vídeo 30 Por Segundo, criou o programa para o Youtube “Playlist Rifferama”, no qual destaca os lançamentos da música de Santa Catarina. É, desde março de 2021, um dos portais brasileiros influenciadores na plataforma de música francesa Groover.
Guilherme Augusto de Ávila
É professor adjunto 3 no Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2007, após completar sua formação técnica, bacharelado e mestrado em Música. Em 2021, Ávila tornou-se doutor em Artes. Sua atuação profissional é ampla, abrangendo os papéis de violonista, arranjador, regente, editor musical e educador. Premiado em concursos de violão e com experiência como concertista, palestrante e organizador de eventos, Ávila atua ainda como parecerista de projetos do Ministério da Cultura. Possui extensa e diversificada experiência como jurado em festivais e concursos, incluindo o Festival Brasileiro de Canto Lírico, Desfiles de Escolas de Samba e rodeios culturais.
Karen Luane Nascimento
Cantora, compositora e produtora cultural mineira com mais de 15 anos de carreira, Karen transita entre a MPB, ritmos afro-brasileiros e jazz. É mestra em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais e reconhecida pelo Prêmio Raízes de Minas (2025). Sua carreira inclui o lançamento o single “Santos Orixás”, cujo álbum visual foi semifinalista de festival em Paris e exibido na Globo Play. Karen está à frente da realização da primeira edição do Festival – A Música de Hoje e circulará o show “Sons de Minas”, um projeto focado nas vivências afro-diaspóricas. Paralelamente, atua há mais de dez anos como professora de música, com experiências na Universidade de Brasília e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Luciano Candemil
É Doutor em música pela Universidade Federal do Paraná, percussionista, compositor, professor, pesquisador e produtor. Atua na música popular, em especial com os ritmos de matrizes africanas, participando de shows, gravações, elaboração e execução de projetos culturais, oficinas e workshops, além de trabalhos acadêmicos em nível nacional e internacional. Como compositor, tem diversos prêmios em festivais, discos gravados e composições interpretadas por outros artistas. Participou de todas as edições do Festival da Canção de Balneário Camboriú, como ouvinte, compositor, instrumentista, jurado e produtor, e mais uma vez, este ano, assume a produção-executiva/musical, coordenando os trabalhos da Comissão Julgadora.


