Falta de água em casa: o que fazer antes de ligar para a concessionária

Faltar água em casa pode ocorrer em qualquer imóvel e por situações diferentes. Rodrigo Lacerda, diretor executivo da Águas de Penha, lembra que os motivos vão desde uma crise hídrica, passando por problemas operacionais pontuais no serviço de abastecimento público, até vazamentos internos. “É importante observar alguns pontos para identificar a razão da falta de água”, cita.

 

Um dos pontos é checar se o registro do cavalete está aberto, se os vizinhos também estão sem água ou é apenas no seu imóvel. Às vezes, é preciso realizar alguma manutenção no imóvel que requer o fechamento do registro. Assim, é preciso abri-lo de novo para que a água volte e circular pelos encanamentos. Nesse caso, não é nenhum problema estrutural, e o problema da falta de água é resolvido com facilidade, sem a necessidade de chamar qualquer ajuda especializada.

 

Caso seus vizinhos também estejam sem água, provavelmente a razão é uma manutenção na rede de água realizada pela concessionária responsável pelo abastecimento na cidade. Nesse caso, o foco deve ser no consumo consciente até que a água retorne.

 

Agora, se estiver faltando água apenas na sua casa, é um forte indício de que se trata de um vazamento interno. Uma forma de checar isso é verificar se a água sai da primeira torneira direto da rua, mas não sai nas torneiras do interior do imóvel. Nessa situação, verificar se o registro do cavalete está aberto também é importante.

 

Se não conseguir descobrir o motivo da falta de água ou se o abastecimento demorar a ser restabelecido, o contato com a concessionária deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.