De acordo com o levantamento preliminar, a linha interestadual entre Paraná e Santa Catarina terá uma extensão total de 263 quilômetros.
Os primeiros resultados do estudo de viabilidade técnico e econômico do ramal ferroviário entre Chapecó, no Oeste catarinense, e Cascavel, no Paraná, foram entregues ao Governo do Paraná na última terça-feira (19).
A intenção é incorporar o trecho ao projeto original da Nova Ferroeste, que ligará por trilhos a cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá. O outro ramal já confirmado é entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
De acordo com o levantamento, feito em caráter preliminar, a linha interestadual entre Paraná e Santa Catarina terá uma extensão total de 263 quilômetros.
Para essa conexão são necessários 18 túneis e 31 obras de artes especiais (viadutos e pontes), com capacidade de carregamento de 32,5 toneladas por eixo. A velocidade máxima autorizada de operação será de 80 km/h. O investimento previsto é de R$ 6,8 bilhões.

O estudo custou R$ 750 mil e foi doado ao grupo de trabalho paranaense por diferentes representantes do setor produtivo de Santa Catarina, liderados pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Chapecó). A projeção avança agora para uma segunda fase, com a avaliação do impacto financeiro.
“Fomos instados a participar deste projeto, não havia como Santa Catarina ficar de fora. Agora estamos correndo contra o tempo para avançar no projeto. Estamos falando de uma região com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 55 bilhões, com um agronegócio extremamente forte”, disse o presidente da ACIC Chapecó, Lenoir Broch.
Por ND+