VEREADORES FAZEM VISTORIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMBORIÚ
Depois de percorrer as escolas públicas municipais, o vereador John Lenon Teodoro (PSDB), desta vez acompanhado do vereador Márcio Pereira (PV), passaram a manhã desta segunda-feira, 19/03, nas escolas da rede estadual de ensino no município.
John Lenon e Marcio Pereira fizeram um diagnóstico das escolas: como estão funcionando e em que situação se encontram, para em seguida cobrar providências da Agência de Desenvolvimento Regional, atualmente gerenciada por Edson Piriquito (MDB).
Foram vistoriadas cinco unidades.
“A educação é o principal alicerce de uma sociedade. Ter um espaço digno para o aprendizado dos alunos e professores, com condições de trabalho, é o mínimo que esperamos por parte do Estado” declara o Vereador John Lenon.
Nas visitas, os vereadores presenciaram várias dificuldades, e testemunharam o esforço dos diretores, que sofrem com a falta de suporte do governo estadual.
“O principal objetivo das visitas realizadas é listar os problemas e buscar resolutividade junto aos responsáveis.” disse Márcio Pereira-PV.
“O que presenciamos na comunidade escolar é uma realidade desafiadora, esperamos que o Estado faça sua parte”, sinaliza John Lenon.
A rede estadual conta com mais de 4300 alunos, atendendo tanto ensino fundamental quanto o Ensino Médio. Todas as escolas precisam de reformas, sendo os principais problemas: rotatividade de professores, falta de manutenção e reparos, instalações elétricas em condições precárias, bem como a falta de melhorias nas quadras para prática de esportes.
A EEB Alcuino Gonçalo Vieira, com 700 alunos, precisa urgentemente da troca de fiação elétrica, dos forros, telhados, além de novas traves, conserto dos banheiros e da caixa de água. Já a Escola Professor José Arantes, no centro da cidade, com mais de 1160 alunos, precisa trocar a fiação elétrica, ampliar o refeitório, entre as manutenções e reparos necessários, além da urgência na instalação de novos refletores na quadra de esportes.
Na escola Professor Mário Garcia, com 986 alunos, a situação é mais complicada. A principal quadra de esportes está há quase cinco anos interditada, e os banheiros precisam de ampliação. Já na EEB Professora Maria Terezinha Garcia, no Monte Alegre, com mais de 700 alunos, a quadra necessita de uma cobertura.
A escola Prefeito Amadio Dalago, hoje com 700 alunos, foi a que apresentou melhores condições estruturais. Todas as unidades possuem diretores que se esforçam diariamente, as demandas são antigas, e as visitas dos parlamentares reforçam uma cobrança da comunidade.
Outro ponto a se destacar é o trabalho da polícia militar na rede de segurança, que mesmo com pouco efetivo sempre que a possível atende às escolas visando um cotidiano escolar mais seguro.
FOTOS/CRÉDITOS: Divulgação/ Assessoria Vereador John Lenon Teodoro ( Camboriú)