Time da Fundação Municipal de Esportes subiu ao pódio da competição nacional.
A equipe infantil de handebol feminino da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú realizou um feito inédito na categoria e garantiu mais um importante resultado a nível nacional. No último fim de semana, o time representou a cidade no Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol, realizado em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, onde conquistou o 3° lugar.
O campeonato nacional foi realizado entre os dias 19 e 24 de agosto e reuniu as melhores equipes da modalidade do país. A equipe de Balneário Camboriú iniciou a competição com derrota para o Português de Recife, de Pernambuco, por 14×18, mas cresceu ao longo das partidas e garantiu um lugar no pódio ao vencer a mesma equipe por 20×19.
Além da conquista da equipe, a atleta da FME Eduarda Fernandes Santos teve seu desempenho individual destacado na competição, sendo eleita a Melhor Ponta Direita do Campeonato Brasileiro e integrando a seleção da competição.
O professor do handebol feminino infantil, Paulo Lucas da Silva, comentou que esta foi a primeira competição nacional disputada pelas atletas, que são formadas na escolinha de iniciação esportiva da FME.
“É também a primeira vez que a equipe de handebol da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú participa dessa categoria do campeonato brasileiro. A gente vem preparando essas meninas desde 2022 para este momento, e elas mostraram que estão preparadas para baterem de frente com as melhores equipes do país”, destacou.
A equipe tem se destacado em grandes competições e acumula grandes resultados, como o 2º lugar na Liga SC Mirim em 2023 e o 3º lugar na Liga SC Infantil em 2024.
Conforme o professor Paulo, algumas das atletas do time poderão integrar a equipe que representará Balneário Camboriú na Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) 2025, além de seguirem firmes na disputa da Liga SC Infantil, onde novamente disputarão por um lugar no pódio.
Confira os resultados da FME no campeonato*
Fase de Grupos
• FMEBC 14 x 18 Português de Recife (PE);
• FMEBC 22 x 19 APAHAND/Caxias do Sul (RS);
• FMEBC 28 x 22 Palma Sola (SC).
Quartas de Final
• FMEBC 25 x 16 Corinthians (SP).
Semifinal
• FMEBC 16 x 20 A.E. Campo Bom (RS) – equipe campeã da competição.
Disputa do 3º Lugar
• FMEBC 20 x 19 Português de Recife (PE).