Equipe de empresa contratada para viabilizar internações involuntárias é apresentada em BC

Profissionais fortalecem as ações do programa Resgate a Vida BC. 

A equipe multiprofissional da empresa contratada para viabilizar as internações involuntárias em Balneário Camboriú estiveram presentes em uma reunião com a prefeita Juliana Pavan na tarde desta segunda-feira (1°), na Prefeitura. No encontro, foram apresentados os profissionais que atuarão em conjunto com a equipe da Assistência Social, Mulher e Família no programa Resgate a Vida BC.

Com a contratação da empresa, foi possível iniciar a política de internações involuntárias voltada para casos específicos de vulnerabilidade, conforme previsto em lei. Por meio do fortalecimento da equipe, são realizados serviços psicossociais continuados a pessoas em situação de rua.

Esteve presente no encontro o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih; o CEO da Idec Saúde LTDA (empresa vencedora do pregão), João Cardoso Carmesim Neto; e demais profissionais da empresa que atuarão em conjunto com a Abordagem Social.

A prefeita destacou a importância dos novos profissionais que agregam nos trabalhos reforçados ao longo do ano, o que possibilita a ampliação do programa iniciado neste ano em Balneário Camboriú. “Essa equipe multiprofissional vai oferecer um trabalho focado em promover um atendimento ainda mais humanizado para as pessoas que enfrentam um momento de vulnerabilidade. Elas vão receber um acompanhamento contínuo, para garantir que tenham a oportunidade de voltar a viver na sociedade com mais segurança e dignidade”, disse.

“A contratação da empresa veio para fortalecer ainda mais os trabalhos realizados no Resgate a Vida BC, programa importante que lançamos este ano para oferecer acolhimento e tratamento adequado, para viabilizar a reinserção social das pessoas em situação de rua”, destacou o secretário Omar Tomalih.

O CEO da Idec Saúde LTDA explica que a empresa tem experiência com saúde mental. “Eu tenho certeza que isso vai ser benéfico para a população que está vulnerável na rua. Estamos com uma equipe de oito pessoas no município entre enfermeiros, médico, psiquiatra e educador social, também temos um motorista à disposição com um veículo fornecido pela empresa para a equipe com psicólogo e assistente social, além de uma coordenadora que vai gerir todo esse suporte”, explicou João.

*Duas internações involuntárias já foram realizadas*

Em novembro, duas internações involuntárias foram realizadas por meio de uma ação integrada entre as secretarias de Assistência Social, Mulher e Família; Saúde e Segurança e Ordem Pública. Os dois homens internados, de 41 e 38 anos, já constavam na lista de monitoramento da secretaria de Assistência Social, com prioridade alta para internação.

As internações involuntárias estavam suspensas em Balneário Camboriú devido a uma ação judicial que apurou suspeitas de tortura e maus tratos nas abordagens nos últimos anos. Em 2025, o governo municipal debateu com o Ministério Público para retomar esse tipo de internação, com respeito às leis, à dignidade e à integridade das pessoas em situação de rua.

O município assinou um acordo com o MPSC que estabelece as regras para esse tipo de serviço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.