Criciúma é rebaixado para a Série B do futebol brasileiro

Na última rodada da trigésima sétima edição do Campeonato Brasileiro, o Criciúma Esporte Clube confirmou seu rebaixamento para a Série B do futebol nacional. Após um ano repleto de desafios, o Tigre não conseguiu evitar a queda e, um ano após conseguir o tão sonhado acesso, se vê de volta à segunda divisão.

A derrota em casa por 3 a 0 para o Flamengo foi apenas a gota d’água em uma sequência de resultados negativos que culminaram na permanência do time na zona de rebaixamento (Z4). Apesar das esperanças e das promessas de recuperação ao longo da temporada, os altos e baixos enfrentados pela equipe mostraram-se insuperáveis. O Criciúma não conseguiu os pontos necessários nas rodadas finais e viu sua trajetória na elite do futebol brasileiro chegar ao fim.

Presidente Vilmar Guedes entregou sua carta ao Conselho Deliberativo do clube

A situação se agravou ainda mais com a renúncia do presidente Vilmar Guedes, que entregou sua carta ao Conselho Deliberativo do clube. Em uma entrevista ao repórter Janniter Decordes, da rádio Eldorado, Guedes revelou que o estresse acumulado durante a temporada foi demais para ele.

“Cansamos. Ontem, após a goleada para o Flamengo, fui até ameaçado de agressão física. Não tenho mais idade para me incomodar e preciso cuidar da minha saúde”, afirmou.

Guedes não esperou nem mesmo o término da Série A de 2024 para se afastar. O Tigre ainda tem um compromisso contra o Red Bull Bragantino no final de semana, mas a atmosfera no clube já é de luto pela queda. Durante sua gestão, Vilmar Guedes conquistou títulos importantes e promoveu acessos significativos, além de ter sanado financeiramente o clube, deixando-o em uma posição saudável com dinheiro em caixa. Contudo, sua saída coincide com um momento difícil e controverso na história do Criciúma.

Curiosamente, a decisão de proibir os jogadores de darem entrevistas à rádio Cidade em Dia contrastou com suas declarações sobre estar em boa saúde mental. A pressão sobre os atletas e a diretoria parece ter atingido níveis alarmantes à medida que as derrotas se acumulavam.

Com a combinação da queda para a Série B e a saída conturbada do presidente, o Criciúma enfrenta agora um novo desafio: refletir sobre os erros cometidos e planejar uma recuperação rápida para retornar à elite do futebol brasileiro. A torcida aguarda ansiosamente por mudanças que possam reacender a chama da esperança no coração dos torcedores criciumenses.

Foto: Celso da Luz/Arquivo/CEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.