A bandeira tarifária das contas de luz de julho será amarela, ou seja, mais cara. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as cobranças aumentarão R$ 1,50 pra cada 100 quilowatts-hora a partir desta segunda-feira.
No mês de junho, a reguladora havia definido bandeira verde, ou seja, não houve cobrança de acréscimos nas contas. O motivo da troca pra bandeira amarela, com acréscimos, seria porque julho é um mês “típico da seca nas principais hidrográficas do país”, justificou a Aneel.
O que são essas cores de bandeiras?
A Aneel criou um sistema de bandeiras tarifárias pra poder sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. Há três cores de bandeiras: a verde, a amarela e a vermelha. Elas indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
O cálculo feito pro acionamento das tarifas leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico, ou seja, de acordo com o volume dos rios e das chuvas, e também o preço da energia.
O pagamento feito pelos consumidores vai pra uma conta específica e depois é repassado às distribuidoras de energia pra compensar o custo extra da produção em períodos de seca.
Via O Diarinho
