Com frota ampliada, atendimentos prestados pelo Samu aumentam quase 51% em um mês

Em Balneário Camboriú, o Samu atua como unidade móvel básica, sendo que o serviço é gerido pelo município e prestado por colaboradores efetivos.

O número de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Balneário Camboriú aumentou 50,91% em agosto (498), quando comparado com os dados de julho (330). O aumento significativo nos números aconteceu após a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ampliar a frota da unidade – que agora conta com duas ambulâncias para atender os chamados na cidade.

Além da segunda ambulância, também foi substituída a antiga, que estava em uso, deixando o Samu equipado com dois veículos novos. A aquisição foi feita com recursos próprios, por meio do Fundo Municipal de Saúde – um investimento de R$880 mil. Os veículos começaram a atender já no primeiro dia de agosto.

“A população precisa de uma resposta rápida quando se encontra em uma situação de emergência. Então, saber que houve esse aumento no número de atendimentos comprova a necessidade do investimento realizado. Ficamos felizes em saber que a população está sendo bem atendida”, ressalta a secretária de Saúde, Aline Leal.

De acordo com o coordenador, Renaldo Marquato, a demanda pelos atendimentos sempre foi grande.

“Com apenas uma ambulância, não conseguíamos atender a todos os chamados. Agora, com a ampliação de mais uma equipe, estamos conseguindo atender a demanda”, pontua. Entre as principais ocorrências atendidas pelo Samu em BC estão casos clínicos – que lidera o número de chamados –, seguido dos acidentes de trânsito e surtos psicotrópicos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.