No mês de outubro a coleta de resíduos recicláveis em Balneário Camboriú cresceu 65% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
É um recorde histórico, porém consistente com os resultados positivos ao longo do ano, confirmando que o ReciclaBC está incorporado aos hábitos de grande parte dos moradores.
As visitas que os monitores do ReciclaBC estão fazendo de casa em casa mostram que quase a totalidade da população acha a reciclagem necessário e vai adotá-la ou já adotou.
No entanto, muitas famílias não reciclavam porque não sabiam exatamente como proceder.
“Essa talvez seja a maior contribuição que o ReciclaBC poderia dar à sociedade, transmitir o conhecimento, mostrar às pessoas a importância da separação dos resíduos e como fazê-la”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira.
No primeiro quadrimestre deste ano, quando o ReciclaBC estava se fortalecendo, a quantidade de recicláveis representava em média apenas 2,98% do total de resíduos coletados e nos últimos quatro meses essa média aumentou para 5,37%.
Existe a expectativa do volume continuar crescendo inclusive durante a temporada de verão quando a coleta é mais problemática devido ao trânsito que dificulta o deslocamento dos caminhões da coleta seletiva.
*Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC*
*Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?*
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.
*Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?*
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/
*Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?*
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.
*Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?*
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.
*Pergunta: quais resíduos são recicláveis?*
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.
*Pergunta: como devo separar o reciclável?*
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.
Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.
*ReciclaBC – WhatsApp 99647.9495*
*Visite o site em www.reciclabc.com.br*