Cerimônia reuniu autoridades, imprensa e comunidade nesta sexta-feira (15).
A comunidade de Balneário Camboriú agora conta com a unidade catarinense do Centro de Desenvolvimento do Futebol no Bairro dos Municípios. A cerimônia de inauguração da estrutura – localizada na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho (ao lado da Federação Catarinense de Futebol) – aconteceu nesta sexta-feira (15), com a participação de autoridades, imprensa e comunidade.
O complexo é resultado da parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e o Município, que cedeu o terreno para a entidade por 50 anos. “Este espaço nasce do fruto de um legado internacional, mas com compromisso com a nossa área social municipal. E essa parceria engrandece ainda mais um trabalho fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da nossa região. A comunidade sai ganhando, Balneário Camboriú sai ganhando, o esporte sai ganhando”, destaca a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.
“Lutamos muito para que tudo pudesse andar conforme teria que ser, cobrando os prazos, cobrando a entrega. E hoje a gente vê que valeu todo o esforço, toda a luta, toda a briga de forma positiva para que nós pudéssemos estar hoje comemorando algo que é a conquista da nossa região. Falo isso porque participei de todo esse processo enquanto vereadora, brigando para que a comunidade pudesse ter a sua participação aqui. Então hoje a gente vê que o esforço valeu a pena”, acrescenta.
Para o diretor-presidente da FME, Diogo Catafesta, o Centro de Desenvolvimento do Futebol deve oferecer um novo conceito de ambiente de integração social e esportiva para a cidade.
“Este espaço está vindo para acrescentar muito no esporte da cidade. E essa parceria com a CBF vai trazer uma realidade diferente, algo moderno, como o campo sintético que nunca tivemos oportunidade de estar usando nas nossas escolinhas municipais e nos campeonatos amadores de futebol. É o novo governo conseguiu ampliar a contrapartida de ações sociais, com o uso permanente do espaço pela nossa comunidade”.
Para o novo presidente da CBF, Dr. Samir Xaud, a entrega é motivo de alegria para todos os envolvidos:
“Fico muito honrado de estar aqui dando o pontapé inicial com essa ferramenta linda, socialmente transformadora e muito importante para vocês”.
Executado com recursos do Fundo do Legado da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa) Brasil 2014, administrado pela Federação Catarinense de Futebol em parceria com a FME, o complexo reúne, além de campo de futebol, prédio principal, vestiários, sala de massagem, área médica, sala de reuniões, lanchonete, arquibancada com capacidade para 480 pessoas e estacionamento.
“Esta estrutura vai funcionar junto com a Fundação Municipal do Esportes como um espaço que é mais para a comunidade, para a integração social, do que para o futebol de Santa Catarina”, pontua o presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, informando que Balneário Camboriú foi beneficiada pelo projeto por também sediar a Federação.
A gestão do Centro de Desenvolvimento do Futebol será responsabilidade da FCF, incluindo a manutenção e a conservação do local. Como contrapartida pela concessão de uso do terreno – avaliado em cerca de R$ 20 milhões –, o Município terá acesso à estrutura para a realização de atividades esportivas e comunitárias. Já o contrato de concessão do espaço prevê o uso por 50 anos a contar da data de assinatura da repactuação, com possibilidade de renovação por igual período, mediante interesse e novo acordo entre as partes.
Histórico
Como parte do legado da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) destinou US$ 100 milhões para a construção de Centros de Desenvolvimento do Futebol em estados que não sediaram jogos da competição. O projeto previa a criação de estruturas voltadas à formação de atletas e ao aprimoramento do futebol brasileiro.
Em Balneário Camboriú, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) obteve, em 2022, a concessão de um terreno municipal de 11.340,65 m² para a construção de um desses centros. A cessão foi aprovada pela Câmara de Vereadores, estabelecendo prazo de dois anos para a conclusão da obra a partir de outubro daquele ano.
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em 19 de outubro de 2023 – cerca de um ano antes do prazo estabelecido pela lei referida. No entanto, em 13 de outubro de 2024, o prazo foi encerrado sem que a obra tivesse sido finalizada.
Em fevereiro deste ano, a nova gestão municipal propôs a repactuação da concessão do terreno para a CBF, com alterações elaboradas com base em demandas da comunidade e da Fundação Municipal de Esportes (FME). Entre as propostas, constavam: pedido de utilização do local para escolinhas esportivas da FME dois dias por semana em turno integral e, no período noturno desses dias, para atividades do esporte amador municipal; garantia de reserva das tardes e noites de sábado para realização de jogos comunitários e do esporte amador; comunicação com antecedência de dois meses à FME, caso haja necessidade de utilização do espaço nos períodos reservados às atividades municipais.
A seguir, em abril, o Município procedeu ao embargo das obras do Centro de Desenvolvimento do Futebol e à suspensão do alvará concedido à CBF após a constatação de que o alvará de construção fora emitido sem a exigência de conclusão do Estudo de Impacto de Vizinhança em 2024. No mês seguinte, um novo acordo viabilizou a retomada do projeto do complexo – oficializada pela Lei Municipal nº 5.025/2025 – com prazo de conclusão das obras até 20 de julho – seguido da cerimônia de inauguração.