Imóvel na Rua Dom Luiz foi requalificado e readequado para receber os pacientes.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira (27) o novo espaço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), que passou a atender em um imóvel na Rua Dom Luiz, n° 400, no Bairro Vila Real. A estrutura passou por uma requalificação e readequação dos ambientes, além da aquisição de móveis novos, que representaram um investimento de R$ 200 mil com recursos próprios da secretaria.
O ato de abertura contou com a presença da prefeita Juliana Pavan, da secretária de Saúde, Aline Leal, das vereadoras Ciça Muller e Jade Martins, profissionais da rede de Saúde e pacientes atendidos no município.
O novo espaço foi preparado e organizado para oferecer atendimentos em um local acolhedor, com quatro consultórios, duas salas de convivência, duas cozinhas, sala de reuniões para funcionários e banheiros adaptados.
A prefeita comentou que a ideia inicial é que o local fosse o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), mas com a aquisição de um terreno e recurso federal, o CAPSi passou a ser construído na Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. Com isso, o imóvel alugado na Rua Dom Luiz foi transformado no CAPS II. A estrutura, alugada desde 2024, não estava apta para receber os pacientes atendidos na rede municipal, por isso recebeu adequações antes da mudança.

“Na época, a vereadora Jade estava à frente do grupo de transição e nos apresentou o relatório, mas logo em seguida, quando assumimos, tomamos conhecimento da estrutura precária que estava esse espaço. Era como se fosse um depósito, não tinha como abrirmos as portas e dar atenção para os nossos pacientes. De imediato, nós buscamos o recurso necessário para fazer toda a reforma geral para que pudesse receber um espaço de saúde”, destacou Juliana.
A secretária de Saúde, Aline Leal, reforçou que o novo endereço representa um grande avanço nos serviços oferecidos. “É um ambiente humanizado, adequado e totalmente revitalizado para cuidar da saúde mental dos nossos pacientes. Além do espaço, também vem a ampliação da equipe e melhorias nos fluxos de processos para essa unidade”.
O CAPS funciona como porta aberta e vai continuar atendendo a demanda que chega até a unidade. Agora, em um espaço mais amplo, o objetivo da Secretaria de Saúde é aumentar o número de grupos e oficinas futuramente.


