BC inicia fábrica de software para desenvolver soluções de sistemas, portais e aplicativos

Iniciativa busca dar mais agilidade aos serviços prestados aos munícipes.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), iniciou nesta segunda-feira (4) os trabalhos voltados à fábrica de software interna do município, com a integração de seis desenvolvedores e um gerente de projetos na Divisão da Tecnologia da Informação (DTI). A equipe irá desenvolver diversas soluções de sistemas, portais e aplicativos, com foco em tornar os serviços da gestão municipal mais ágeis e menos burocráticos.

Por meio da Ata de Registro de Preços nº 34/2024 do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do governo federal, o município contratou os profissionais, que atuarão, inclusive, em conjunto com as demandas que surgirem por meio do Laboratório de Inovação de Balneário Camboriú (LaBC).

As soluções serão pensadas em conjunto com as secretarias, após a identificação das necessidades que precisam ser atendidas. A partir disso, serão mapeadas formas de viabilizá-las, e a fábrica de software será a responsável pelo desenvolvimento dos projetos.

O uso da Inteligência Artificial (IA) faz parte do trabalho realizado pela equipe da DTI, para dar mais agilidade e ajudar a realizar algumas automações dentro da Prefeitura. A tecnologia também estará presente no desenvolvimento dos portais, sistemas e aplicativos.

A prefeita Juliana Pavan destaca que a iniciativa é mais um passo importante para o desenvolvimento tecnólogico do município.

“O início da nossa fábrica de software interna representa um avanço estratégico para consolidar a tecnologia como uma das bases da nova matriz econômica da cidade. Queremos diversificar e modernizar nosso desenvolvimento, criando um ambiente favorável à inovação. Com essa iniciativa, aproximamos a administração pública da população, simplificando processos e tornando os serviços mais ágeis e eficientes”, enfatizou.

Desenvolvimento de projetos

O diretor da DTI, Murilo Sodré, explica que um dos primeiros projetos a ser desenvolvido é o aplicativo Conecta BC, que será uma espécie de “prefeitura no bolso” do cidadão.

“Ali nós vamos centralizar os serviços para o acesso do munícipe, sem a necessidade dele se deslocar até a prefeitura para resolver. Nós devemos lançar como um dos primeiros serviços a questão de zeladoria da cidade, onde a população possa identificar situações que precisam de manutenção da prefeitura, como um buraco na rua, uma lâmpada de poste que precisa ser substituída e assim por diante”, destacou.

Incluído na lista de prioridades da fábrica de software está o desenvolvimento de um serviço digital que viabilizará o agendamento de consultas nas unidades de saúde do município.

“Além disso tudo, nós pretendemos criar um ambiente onde vamos centralizar todos os sistemas internos que os servidores públicos passarão a ter acesso. Eles poderão acessar alguns módulos, principalmente focados na questão de serviços digitais oferecidos ao serviço público, e esses sistemas farão toda a parte de gestão administrativa”, complementou Murilo.

A DTI já identificou e mapeou algumas necessidades, diagnosticadas em trabalho realizado desde o início da gestão. A iniciativa reforça o compromisso do município com a inovação e com a qualidade dos serviços públicos prestados aos moradores de Balneário Camboriú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.