Município foi o grande vencedor na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana – acima de 100 mil habitantes.
Balneário Camboriú foi uma das vencedoras do Prêmio Band Cidades Excelentes, entregue na noite desta terça-feira (18), em Florianópolis. O município foi o grande vencedor da categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana – acima de 100 mil habitantes. Entre as cidades finalistas estavam Jaraguá do Sul e Criciúma.
Na oportunidade, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, foi representada pela secretária de Comunicação, Dagmara Spautz.
“Fico muito feliz em representar a prefeita Juliana Pavan e em trazer esse prêmio para Balneário Camboriú. Estamos investindo bastante e promovendo uma verdadeira transformação na nossa cidade, sempre com o compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas”.
O prêmio
O prêmio é promovido pela TVBV, afiliada Band em Santa Catarina, e destaca as boas práticas de gestão pública. Ao todo, 37 municípios catarinenses estavam classificados para a final. Fruto de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, o prêmio utiliza como instrumento para análise o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que, por meio da inteligência artificial, avalia os resultados.
Infraestrutura e mobilidade
Desde o início da nova gestão, Balneário Camboriú está investindo em
Infraestrutura e mobilidade Urbana. Na infraestrutura, novas vias como o trecho II da Avenida Martin Luther foi entregue a população e já iniciaram as desapropriações para ao trecho III. Além disso, também está em andamento as desapropriações para a Avenida Prefeito Meirinho e sendo projetadas novas vias, como o Binário Norte, que ligará BC até Itajaí. Ainda em mobilidade, neste ano também foi sancionada a lei que regulamenta a microbilidade na cidade.
Na infraestrutura, a cidade voltou a ser referência em Saneamento. Em 2024, a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) chegou a 1%. Com investimentos e gestão, a eficiência da ETE voltou a ultrapassar os 90%. Ao todo, já foram investidos em saneamento mais de R$ 60 milhões.

