Recurso deve melhorar a autonomia de acesso aos serviços municipais.
Balneário Camboriú será a primeira cidade catarinense a adotar um serviço de tradução simultânea voltado ao atendimento da comunidade surda. A novidade deve ser implementada no fim de setembro – em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Surda (26) – para melhorar a comunicação entre o cidadão surdo e o interlocutor ouvinte na utilização de serviços públicos municipais.
Para a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, a iniciativa reforça o compromisso da cidade em ser inclusiva.
“Esse projeto nasce do nosso olhar atento para todas as pessoas. Balneário Camboriú se destaca por inovar e buscar soluções que garantam igualdade de oportunidades. A acessibilidade é um direito, e, ao disponibilizar essa ferramenta, reafirmamos nosso compromisso de construir uma cidade cada vez mais humana, acolhedora e justa”, afirma.
A ferramenta estará disponível nos locais de atendimento mantidos pela Prefeitura a partir da leitura de QRCodes por dispositivos eletrônicos como smartphones, que darão início a videochamadas para a Central de Intérpretes do Icom – a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais. Durante a ligação, um intérprete profissional de Libras vai intermediar a conversa entre os usuários em tempo real, traduzindo a mensagem da pessoa surda para o português e a mensagem do atendente para Libras.
“A implementação do serviço de tradução em Libras é um marco importante para a nossa cidade. Sobretudo porque esse recurso representa mais do que acessibilidade: ele simboliza inclusão, respeito e a garantia de direitos para a comunidade surda”, reforça o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, salientando que a ferramenta ainda busca garantir a autonomia de acesso aos serviços municipais pela pessoa surda, fomentando a ampliação das políticas públicas de inclusão.
BC
“Queremos que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades no acesso aos serviços públicos e na participação da vida social”, completa.
“A comunidade surda de Balneário Camboriú recebe um grande presente no mês de conscientização e visibilidade do surdo”, pontua a coordenadora de Política Pública à Pessoa com Deficiência, Gévelyn Almeida.
“Fornecer uma Central de Libras 24 horas é ofertar dignidade à comunidade surda da cidade por meio da tecnologia assistiva e de soluções para que a inclusão aconteça e promova o exercício da cidadania plena às pessoas surdas e com deficiência auditiva.”
Para viabilizar a oferta do serviço, várias ações estão em curso, como a capacitação de servidores municipais e a estruturação dos espaços públicos de atendimento. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, por meio da Coordenadoria de Política Pública à Pessoa com Deficiência, envolve investimentos de R$ 189 mil/ano.