Balneário Camboriú está no centro das discussões sobre trânsito com as recentes movimentações na Avenida do Estado, especialmente em relação à possibilidade de retorno pela Martin Luther. Em entrevista exclusiva ao Portal Janelão, o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho, detalhou as novidades e os desafios enfrentados para otimizar a mobilidade na região.

Nos últimos dias, a autarquia de trânsito realizou duas reuniões com moradores dos bairros impactados pelas possíveis mudanças: uma na sexta-feira na própria autarquia e outra no sábado no CEM, em Ariribá. O encontro contou com a participação de vereadores e moradores dos bairros Ariribá, das Nações e Pioneiros, e a discussão foi intensa, dada a relevância do trânsito para a mobilidade urbana, não só nos bairros citados, mas em toda a cidade, com reflexos até mesmo em Itajaí.
“Não existe mudança sem transtornos”
Beto Castilho, reconhecendo que as alterações iniciais podem gerar preocupação. No entanto, ele assegurou que a prefeita determinou a realização de diversos testes para encontrar a melhor solução. Um dos estudos em pauta é a criação de uma avenida de retorno entre as ruas Uganda e Avenida das Gaivotas, com a possibilidade de implementar uma via reversa. A ideia é que, no futuro, motoristas vindos de Itajaí possam transitar até a Rua Uruguai, utilizando três pistas em um sentido e uma pista no sentido contrário para Balneário Camboriú, pelo menos em caráter de teste.
A BC Trânsito está monitorando o trânsito 24 horas por dia, com análises constantes para realizar ajustes em semáforos e outras adaptações necessárias. “Nós não vamos agradar a todas as pessoas”, admitiu Castilho, ciente de que a região é utilizada por cerca de 25 a 30 mil veículos diariamente. Contudo, o objetivo é atender a maioria dos moradores e trabalhadores que transitam pela área.

Para viabilizar os testes, nas próximas duas semanas, a Avenida do Estado passará por um processo de limpeza, com a remoção dos canteiros centrais. Essa intervenção permitirá a requalificação do asfalto e a preparação para os testes da via reversa.
“A gente vai fazer todos esses testes antes de implantar um sistema de trânsito definitivo naquela região”, finalizou Beto Castilho,
Beto garantiu que as decisões serão tomadas com base em dados e na experiência prática, visando sempre a melhoria da mobilidade urbana em Balneário Camboriú.

O Portal Janelão continuará acompanhando de perto os desdobramentos e trará mais informações sobre as mudanças no trânsito da cidade.