Na ocasião, foram enviadas à Câmara de Vereadores as desapropriações de seis imóveis onde será construída a futura sede própria do núcleo.
Em ato simbólico na manhã desta quarta-feira (15), a prefeita Juliana Pavan assinou uma série de documentos para a viabilização da reconstrução do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ariribá. O ato, que também celebrou o Dia do Professor, ocorreu no local onde ficarão as futuras instalações da unidade: Avenida dos Tucanos, na esquina com a Rua Caboclinho, no Bairro Ariribá.
Entre as autoridades, marcaram presença no evento o deputado estadual Carlos Humberto Silva e os vereadores Alessandro Teco, Aldemar (Bola) Pereira e Ciça Muller. A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ariribá, Veridiane Barbosa da Silva, também esteve presente.
“Por determinado momento, professores da comunidade escolar do NEI Ariribá acharam que ele estava riscado do mapa da educação de Balneário Camboriú. E eu, por sempre acreditar na educação pública, já na própria campanha, assumi esse compromisso de reconstruir esse núcleo que foi destruído no passado. Parabéns a todos os professores, parabéns a todos que se dedicaram para que esse projeto saísse do papel. Logo nós estaremos aqui novamente para assinar a ordem de serviço e fazer, de fato, a reconstrução desse núcleo tão importante para Balneário Camboriú”, sinalizou a prefeita Juliana Pavan.
No ato, foram entregues aos representantes da Câmara de Vereadores os Projetos de Lei que solicitam a autorização para o governo efetuar seis desapropriações necessárias para a reconstrução do novo núcleo, que passa a se chamar NEI Ariribá – Dona Gina Packer Silva. No total, o NEI ficará em uma área de mais de 2,2 mil m². A prefeita também assinou, simbolicamente, a sanção da Lei n° 5.109, que autoriza a destinação de R$ 5 milhões para a reconstrução.
“Todas as medidas administrativas, burocráticas, projetos, desapropriações e garantia de recursos foram tomadas em 2025, de modo que podemos afirmar e garantir que a obra inicia no primeiro semestre de 2026. Não é uma obra qualquer, é muito simbólica, porque a unidade foi destruída, demolida, funciona em prédio provisório, locado, e vai se transformar na maior unidade de ensino infantil do município”, disse o secretário interino da Educação, Leandro Índio da Silva.
O evento também foi marcado pela homenagem ao servidor Antônio da Cunha Sanches, supervisor do CEM Presidente Médici e do NEI Vovô Alécio, que morreu após sofrer um acidente de carro na noite da última sexta-feira (10). Após um minuto de silêncio, os presentes soltaram balões brancos no ar.
NEI Ariribá está em espaço alugado
No fim de 2024, o NEI Ariribá começou a atender em instalações provisórias, em um espaço locado na Rua Maracanã, esquina com a Rua Maçarico. A mudança foi necessária em razão da expansão da Avenida Martin Luther, uma vez que o traçado da nova via passa justamente onde estava localizado o antigo prédio.
Apesar de se tratar de uma via projetada, aprovada por meio de lei municipal ainda em 2014, as gestões anteriores não providenciaram, em tempo hábil, a reconstrução de um novo prédio. Sendo assim, foi preciso alugar um espaço temporário para o funcionamento do NEI.
“É um momento muito especial, um momento histórico. O NEI Ariribá completou 25 anos e eu faço parte há 17 anos dessa história. Então, não há como não se emocionar, não há como não aplaudir, não há como não agradecer a cada gesto, a cada movimento, a cada esforço que foi feito pela construção do novo núcleo”, finaliza a gestora do núcleo, professora Neiva de Souza Fernandes.
__________________