Assistência divulga balanço da Abordagem Social referente a abril

Ao todo, 2331 abordagens foram realizadas

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família divulgou nesta semana o relatório do Serviço Especializado em Abordagem Social referente ao mês de abril. Ao todo foram 2.331 abordagens realizadas, sendo que 1.168 pessoas em situação de rua foram acolhidas na Casa de Passagem do Imigrante e 43 pessoas receberam o acolhimento institucional através de vagas credenciadas pelo município.

Além disso, foram concedidas 74 passagens rodoviárias – um aumento de 41% em relação ao mês de março. “Isso é resultado do trabalho que estamos fazendo, priorizando uma abordagem humanizada. Além disso, estamos iniciando o trabalho às 4h pois, assim, conseguimos conversar com estas pessoas sem elas já estarem sob o efeito de drogas e álcool”, explica o diretor da Abordagem Social, Amarildo Sartor.

De acordo com o diretor, isso faz com que as pessoas criem um vínculo de confiança com as equipes da abordagem, contando suas histórias e possibilitando que suas famílias sejam localizadas. “Na minha avaliação, estamos alçando grandes resultados. Prova disso é o aumento significativo no número de acolhimentos”, diz.

Acolhimentos

Os acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante são no modo pernoite, ou seja, a pessoa recebe acolhimento por um dia, podendo retornar no dia seguinte, conforme a disponibilidade.

Já o acolhimento em instituições credenciadas ocorre por meio de três instituições com as quais o município mantém convênio, funcionando como uma extensão da Casa de Passagem. Nesse tipo de acolhimento, a pessoa pode permanecer por até 90 dias.

Vale destacar que não se trata de internação, pois esse acolhimento é solicitado e autorizado pela própria pessoa, permitindo que ela se reestruture e se reintegre à sociedade.

Abordagem Social

A Abordagem Social opera de forma ininterrupta, com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis. O atendimento também pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405.

As pessoas que aceitam o atendimento são direcionadas à Casa de Passagem do Migrante, onde recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e repouso. Posteriormente, a equipe de referência avalia as necessidades específicas de cada indivíduo, promovendo a garantia de direitos e o acesso aos serviços socioassistenciais, conforme prevê a legislação.

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