Na última semana a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria de Educação e com os acadêmicos de Psicologia da UniAvan, realizaram diversas atividades lúdicas sobre boas maneiras, comportamentos adequados para cada ambiente, respeito e bullying, com os alunos do 5° ao 7 ano da escola Lucinira Melo Rebelo, no bairro Rio Pequeno.
Durante os dois dias de evento, os profissionais utilizaram vídeos e jogos que visaram abordar a discussão das temáticas em questão. Ao todo, foram oito turmas participantes, que reuniu cerca de 200 alunos.
“Nosso objetivo foi orientá-los, no sentido da responsabilidade escolar e respeito ao próximo. Foram várias as temáticas referidas nas atividades que trouxeram a reflexão sobre os comportamentos permitidos e os proibidos no ambiente escolar. Uma das temáticas de maior destaque foi o bullying, por exemplo, os fez refletir e analisar as situações presentes no cotidiano escolar”, explicou a psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz.
Conforme Joyce, a atividade fez com que os profissionais da saúde e educação percebessem o interesse despertado nos alunos sobre a temática da promoção da saúde e prevenção ao adoecimento emocional. “O trabalho ganha força quando todos estão com o mesmo objetivo”, apontou ela frisando sobre a importância de oportunizar aos acadêmicos esses espaços para vivências no cenário de prática.
Os acadêmicos de psicologia, Élida Medeiros da Silva e Júlio César Godoy, disseram que acreditam ter alcançado os objetivos da intervenção, pois as atividades apresentadas foram lúdicas e a participação dos alunos demonstrou que eles compreenderam bem a proposta. Além de ter proporcionado uma experiência significativa para a formação dos acadêmicos, devido à troca de experiências, uma vez que foi possível colocar em prática toda a teoria adquirida na universidade.