Águas de Penha distribui, em média, 112 litros de água por segundo

A concessionária Águas de Penha, empresa responsável pelo saneamento básico no município, continua trabalhando sem medir esforços para oferecer o melhor serviço à população local. Em média, a concessionária está entregando 112,3 mil litros de água por segundo (divididos entre produção própria e importada) para os moradores de Penha. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com uma população fixa de 32.531 habitantes, sendo que deste total 91,7% residem na área urbana.

“Hoje 98,5% da população do município é atendida com água tratada, mas o objetivo da concessionária é universalizar a distribuição a todos os moradores e implantar um sistema próprio de tratamento e distribuição de água”, explica Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha. A qualidade da água que chega até as residências é excelente. Atualmente, são realizadas mais de 300 análises mensais pela Águas de Penha. Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária, explica que os testes são feitos em laboratórios certificados e com todos os equipamentos técnicos necessários para o atestado de qualidade da água distribuída aos mais diversos bairros.

A análise, que segue as normas do Ministério da Saúde, é feita a partir de coletas em diferentes pontos de distribuição, assim como nos reservatórios. Inclui, entre outros aspectos, a verificação de cloro, coliformes totais, PH e turbidez. “O controle de qualidade é imprescindível e faz parte de um trabalho focado na qualidade de vida da população”, aponta Fernanda. Conforme disciplinam as portarias do Ministério, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal. Tudo dentro do padrão de potabilidade, sem riscos à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.