A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semam), retoma as atividades de educação ambiental da temporada de verão nesta semana.
A programação faz parte do Programa Bandeira Azul e é desenvolvida em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Nesta quinta-feira (19), de manhã e à tarde, a temática “Ecossistemas Costeiros e Marinho” será levada ao Espaço Junior Autismo, dedicado ao desenvolvimento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação será direcionada a alunos de cinco a dez anos de idade da entidade.
No sábado (21), a Praia do Estaleirinho receberá a temática “Vida na Praia”, das 9h às 13h, na faixa de areia, na altura do Restaurante Costão Parador. Gratuita e aberta a todos os frequentadores da praia, a atividade educativa destacará a importância do respeito à vegetação costeira de restinga, a atenção às orientações dos guarda-vidas sobre as condições do mar, o distanciamento adequado das embarcações em relação à faixa de areia e a proibição do uso de caixa de som e da presença de animais domésticos na praia. A intenção é enfatizar boas práticas por parte dos usuários para que a praia seja um lugar de bem-estar.
As atividades de educação ambiental começaram dia 17 de janeiro e vão se estender até março, em Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho (as três praias de Balneário Camboriú que têm a Bandeira Azul hasteada), além de outros locais da cidade.
Bandeira Azul
Bandeira Azul é uma premiação internacional ecológica concedida a praias e marinas que atenderam a critérios referentes à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o reconhecimento, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para os visitantes.
As praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.

