Promobis: reunião alinha projetos de mobilidade e integração intermunicipal

Foi realizada, nesta terça-feira (20), uma reunião entre a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Balneário Camboriú e técnicos da Unidade de Controle do Projeto (UCP) do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis). O encontro teve como objetivo alinhar as obras estratégicas de mobilidade urbana consideradas essenciais para o município, como ligações viárias, pontes, viadutos e vias de integração entre bairros, que irão melhorar a fluidez do trânsito e a conexão regional.

Participaram da reunião o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, técnicos ambientalistas, engenheiros de tráfego e engenheiros civis, que contribuíram com análises técnicas para o planejamento das intervenções.

“O Promobis já é uma realidade e vai representar um novo momento para a mobilidade de BC e da região, com obras que vão melhorar a integração entre os municípios. As reuniões serão cada vez mais frequentes, justamente para garantir alinhamento e agilidade na execução das ações”, disse o secretário.

Recentemente, a prefeita Juliana Pavan participou de uma reunião, na sede da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com o secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina. No encontro, foram debatidas as contrapartidas do Estado para viabilizar a execução das obras.

Para ela, o Promobis representa um avanço histórico para a região. “Estamos falando de um projeto que vai preparar nossas cidades para o futuro, com responsabilidade, planejamento e parceria entre os municípios. É um trabalho conjunto que vai gerar benefícios duradouros e mais qualidade de vida para quem vive aqui, para quem visita e para quem ainda vai escolher BC e região como lar”, destacou a prefeita.

Sobre o Promobis

O projeto prevê a execução de intervenções integradas entre os municípios da região da AMFRI, promovendo um sistema de mobilidade mais eficiente e conectado. Conta com financiamento do Banco Mundial e tem como foco a melhoria da mobilidade urbana regional, por meio da implantação de acessos viários, pontes, ciclovias e demais estruturas de integração.

A assinatura do financiamento entre o Banco Mundial e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI está prevista para o primeiro semestre deste ano. Na sequência, serão lançados os editais de licitação, que vão possibilitar o início das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.