Iniciada nova etapa do peneiramento da areia da Praia Central

Máquina com concha peneirada começou a operar na tarde de quinta-feira (27).

O peneiramento da areia da Praia Central, no trecho impactado pelas obras de macrodrenagem, segue em andamento em Balneário Camboriú. A ação, iniciada na segunda-feira (24) com a etapa manual, avançou para uma nova fase na tarde de quinta-feira (27), quando a máquina equipada com concha peneirada passou a atuar no local.

O equipamento em questão possui uma concha com furos para permitir a passagem da areia, retendo apenas resíduos de maior tamanho. Já na próxima segunda-feira (1º), uma máquina saneadora deve entrar em operação para nivelar e dar continuidade à limpeza da faixa de areia.

Os trabalhos acontecem no trecho entre o Pontal Norte e as proximidades da Avenida Alvin Bauer, de aproximadamente 1500 metros de extensão – uma área equivalente a mais de 50 mil metros quadrados. As equipes atuam de forma manual e com o auxílio de máquinas para recolher resíduos – principalmente pedras – que surgiram com as intervenções da macrodrenagem.

A previsão é de que os trabalhos sigam até a sexta-feira da próxima semana. Caso haja necessidade, o serviço será estendido.

Sobre a obra

Com investimento de R$ 53 milhões, incluindo as etapas Norte e Sul, a macrodrenagem tem como principais objetivos proteger a faixa de areia e o novo calçadão da orla de Balneário Camboriú, e reduzir de forma significativa os riscos de alagamentos na região central da cidade em períodos de fortes chuvas.

A obra será feita em duas etapas, sendo a primeira na região Norte, que prevê o uso de 5.290 unidades de aduelas de concreto armado pré-fabricadas e a instalação de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km, conectando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia. Essas estruturas contarão com extravasores de emergência, que funcionam como válvulas de segurança. Eles permitem o escoamento do excesso de água, garantindo a proteção da cidade caso a capacidade total da rede de macrodrenagem seja atingida.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, cerca de 45% da obra da macrodrenagem na etapa da Região Norte já foi executada. Devido à temporada de verão, a obra será paralisada até 15 de dezembro, com retorno em 2026 após o Carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.