Temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú deverá movimentar cerca de 160 mil passageiros

Com porto de embarque e desembarque pela primeira vez, primeiro navio chega ao município nesta quinta-feira (13).

A próxima temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú começa nesta quinta-feira (13) e segue até 2 de abril de 2026. Cerca de 160 mil passageiros deverão passar pela cidade no período. O Município receberá 47 escalas de navios com destinos no Brasil e países da América do Sul.

O primeiro navio a visitar Balneário Camboriú é o Seabourn Venture, que deverá chegar ao município às 7h, com origem no Rio de Janeiro, e partida programada para às 18h, cujo destino é Montevidéu, capital do Uruguai. Nos dias 23 de dezembro, 25 de janeiro, 2 e 14 de fevereiro Balneário Camboriú receberá dois navios ao mesmo tempo.

Para a próxima temporada, a Prefeitura de Balneário Camboriú se prepara para implementar um plano de atuação integrada entre as secretarias municipais e setores operacionais para todos os dias nos quais haverão escalas marítimas. Para isso, um alinhamento técnico e operacional foi discutido entre a Prefeitura Municipal, o Atracadouro e a Polícia Militar em uma reunião nesta terça-feira (11), com o objetivo de garantir organização, segurança e conforto durante toda a temporada.

A prefeita Juliana Pavan frisa que a atuação do município terá frentes específicas.

“Vamos implementar ações especialmente voltadas ao trânsito e segurança pública. Faremos o reforço no policiamento, cuidaremos do controle sanitário, da fiscalização urbana, além da iluminação pública e atenção especial à coleta de resíduos sólidos”, disse.

“Esta temporada colocará Balneário Camboriú em um setor de destaque no turismo náutico do Brasil, o que contribuirá diretamente para impulsionar a temporada. O município se prepara para acessar ainda mais o turismo de cruzeiros e oferecer uma experiência turística de altíssima qualidade”, enfatiza o secretário de turismo, Evandro Neiva.

Porto de embarque e desembarque

Nesta temporada, Balneário Camboriú se junta a Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL) e Itajaí (SC) com porto de embarque e desembarque. Os primeiros passageiros a partirem do município farão o embarque em 26 de janeiro de 2026 para um cruzeiro com destino a Punta Del Este (Uruguai) a bordo do navio Preziosa.

Com uma estrutura ativa há sete temporadas, o porto de embarque/desembarque é uma ampliação desenvolvida pelo Atracadouro Barra Sul, onde atuarão autoridades federais de fiscalização e controle aduaneiro. A estrutura contará com áreas de embarque e desembarque separadas, sistemas de escaneamento de bagagens, fluxos organizados e controle integrado de segurança e saúde.

Para a diretora executiva do Atracadouro Barra Sul, Juliana Tedesco, com o porto, o fluxo de visitantes terá impacto positivo para toda a cadeia produtiva do turismo.

“Com o alfandegamento, podemos dizer que teremos a presença de cruzeiristas por mais tempo na cidade, já que precisam chegar antes do embarque e podem, ainda, permanecer em Balneário Camboriú após o desembarque”, disse.

Impacto financeiro

A visita de cruzeiristas gera impacto significativo à economia local. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), cada passageiro gasta, em média, R$ 710 nas cidades onde há escalas, enquanto que o gasto médio em locais de embarque e desembarque é de R$ 920. O estudo é uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Jornalismo O Janelão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.