Mutirão elimina cerca de 800 potenciais criadouros durante Dia D de Mobilização contra a Dengue

Ação reuniu equipes das secretarias de Saúde e Obras no Bairro das Nações. 

Na manhã deste sábado (8), a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma ação em quatro ruas da cidade durante o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O mutirão reuniu equipes da Vigilância Ambiental, que contaram com apoio da Secretaria de Obras durante a ação de limpeza e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Ao todo, participaram do mutirão 20 agentes de combate às endemias, três supervisores e mais dois servidores da Secretaria de Obras. Durante os trabalhos, realizados nas ruas Paquistão, Panamá, Paraguai e Peru, no Bairro das Nações, foram eliminados cerca de 800 potenciais criadouros do mosquito, além de inservíveis acumulados.

A secretária de Saúde, Aline Leal, ressalta que o Dia D é uma orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de mobilizar ações e prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Nosso objetivo é conscientizar a população de que eliminar os focos do mosquito é uma tarefa diária e compartilhada. O resultado de hoje mostra que o trabalho conjunto entre as secretarias e a comunidade faz diferença”, enfatizou.

O diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, comenta que, durante os trabalhos, foi removida uma quantidade significativa de inservíveis. “A equipe retirou aproximadamente 10 toneladas de inservíveis e possíveis criadores para o mosquito, com uma média de 800 depósitos eliminados. Não tivemos nenhuma intercorrência, o mutirão foi um sucesso. Tivemos uma ótima aceitação da população, que colaborou também nesta ação, pois a dengue é uma responsabilidade de todos”, disse.

Ações de combate em BC

Entre a série de ações de controle da dengue em Balneário Camboriú estão: visitas periódicas em todos os imóveis; aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) – o fumacê, nas imediações do imóvel do paciente diagnosticado e, em casos de surto na localidade (com vários casos próximos), é aplicado o UBV Pesado, que consiste na aplicação com a caminhonete e minigerador.

Com foco em diminuir cada vez mais os casos de dengue no município, a Prefeitura também iniciou a aplicação da tecnologia Wolbachia. Por meio dela, estão sendo realizadas as solturas dos wolbitos, com monitoramento através da rede de armadilhas da Vigilância Ambiental sobre como está o grau de infestação do aedes selvagem em comparação ao wolbito.

A Vigilância Ambiental ainda conta com dois drones para a identificação de problemas que a equipe não consegue visualizar em campo, como calhas, caixas d’água, entre outros.

Entre as ações para mitigar os casos de dengue, está a vacinação, destinada exclusivamente para crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacinação é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Balneário Camboriú diminuiu significativamente os casos positivos de dengue. De janeiro a outubro de 2024, o município contabilizou 7.102 casos positivos. Já em 2025, foram registrados apenas 723 casos no mesmo período, o que representa uma queda de 89.82%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.