Balneário Camboriú capacita servidores para escuta humanizada

Atividade reuniu agentes de três Unidades Básicas de Saúde. 

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das Secretarias de Assistência Social, Mulher e Família e de Saúde, promoveu, na tarde de quarta-feira (24), a capacitação intitulada Importância da escuta humanizada. A atividade, realizada na Universidade do Vale do Itajaí, contou com a participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde Estaleirinho, Pontal Norte e São Judas Tadeu.

Com carga horária prevista de 3h, a capacitação busca fortalecer o papel estratégico dos agentes comunitários de saúde no acompanhamento das famílias e na promoção da saúde integral. Durante a formação, os seguintes tópicos foram trabalhados: função social do agente comunitário de saúde; abordagem humanizada; identificação de vulnerabilidades: como reconhecer sinais de violência doméstica, negligência, uso abusivo de substâncias e situações de vulnerabilidade social; sinais de violência e violações de direitos: como identificar mudanças de comportamento, marcas físicas e relatos indicativos de situações de violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos; escuta ativa e não revitimização.

Para o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, os agentes comunitários de saúde desempenham um papel estratégico no enfrentamento à violência doméstica e familiar, ao contribuir, no exercício das atribuições diárias, com a construção de uma rede de apoio mais humana, atenta e eficiente. “A presença de cada um deles nas comunidades é fundamental, pois, em muitos casos, são eles que conseguem perceber os primeiros sinais de violência dentro das famílias.”

Além disso, conforme a secretária de Saúde, Aline Leal, a capacitação reforça o compromisso do Município em garantir que cada atendimento realizado seja feito com acolhimento, respeito e empatia.

“A escuta humanizada permite que nossos agentes de saúde identifiquem situações de vulnerabilidade e possam oferecer o encaminhamento adequado, o que pode salvar vidas. Nosso objetivo é que todas as unidades estejam preparadas para atender a população de forma sensível, fortalecendo vínculos de confiança e ampliando a rede de proteção social em Balneário Camboriú”, ressalta.

 

“O olhar atento, cuidadoso e sensível que os agentes possuem, aliado à proximidade com a comunidade, faz com que sejam, em diversas situações, os primeiros a escutar relatos de mulheres em sofrimento. E essa escuta humanizada é essencial para que a vítima sinta confiança em buscar ajuda, rompendo o ciclo de silêncio e violência”, enfatiza também a diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher, Anna Nienkötter. pontuando que a atuação desses profissionais extrapola o âmbito da saúde, ao se conectar diretamente à proteção da vida e à defesa da dignidade.

Acolher para salvar

Esta é a segunda turma da capacitação oferecida pelo projeto Acolher para salvar – atendimento que transforma vidas, que deve contemplar todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade com atividades formativas continuadas. Com foco na prevenção, no acolhimento e no cuidado humanizado, a iniciativa reforça o compromisso municipal de ampliar e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e de proteção às crianças e aos adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.