Atividades aconteceram na quinta-feira (18), no Bairro da Barra e no Centro.
Balneário Camboriú recebeu, na quinta-feira (18), o Ônibus Lilás do Governo do Estado de Santa Catarina. Com programação voltada à conscientização sobre a violência contra a mulher, a iniciativa reuniu cerca de 400 participantes na Praça do Pescador – localizada no Bairro da Barra – e no Centro Educacional Municipal Vereador Santa – no Centro – das 9h às 17h.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destaca a importância da cidade em receber a iniciativa. “A vinda do Ônibus Lilás para nosso município é uma demonstração de que estamos atuando de forma concreta na promoção dos direitos das mulheres e no combate à violência. Juntos – poder público, comunidade, escolas e instituições – podemos transformar realidades”, ressalta.
“Quando a gente trabalha com a conscientização e a prevenção, traz o ônibus para fazer esta reflexão com a comunidade, a gente avança mais um pouco, ao levar a informação a mais pessoas. E eu acredito que a informação e o conhecimento libertam”, destaca a diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, Anna Nienkötter,
ressaltando que o envolvimento dos estudantes é essencial para ampliar o alcance das informações compartilhadas durante o evento – sobretudo entre os pares e os familiares.
“Essas ações feitas nos bairros são muito importantes para despertar nos nossos jovens essa força, essa responsabilidade que nós temos de construir uma sociedade respeitosa e justa”, avalia a Presidente da Associação de Moradores da Barra, Áurea Loch.
“Ao trazer os adolescentes para essas conversas, nós estamos plantando sementes que, com certeza, mais tarde, trarão muitos benefícios para a sociedade, porque nós estamos despertando neles o respeito e a consciência de que a violência não deve ser propagada, a violência deve ser combatida”, completa.
Serviços
Com programação aberta à comunidade, a iniciativa buscou divulgar os serviços disponíveis em casos de violência contra a mulher, aproximar a população das redes de apoio locais e fortalecer a prevenção por meio da informação e conscientização. Viabilizada pela parceria firmada entre o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Balneário Camboriú – por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família –, contou com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Procuradoria Especial da Mulher, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB por Elas), da Rede Feminina de Combate ao Câncer, da Casa Alva, do Programa Abraço, da Universidade do Vale do Itajaí, do Conselho Tutelar e também das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.


