Certificado reconhece municípios que aplicam boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental.
A Prefeitura de Balneário Camboriú conquistou o Selo Caixa Gestão Sustentável – nível Safira, criado pela Caixa Econômica Federal para reconhecer os municípios que apresentam indicadores públicos que demonstram a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental. O certificado foi entregue em mãos à prefeita, Juliana Pavan, nesta quarta-feira (10), pelo Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Santa Catarina, Rodrigo Canani Medeiros.
“Para nós, a conquista deste selo é motivo de muito orgulho, pois é resultado de um trabalho de apenas oito meses de gestão, com critérios atendidos a partir de janeiro deste ano. Então, este reconhecimento vem para engrandecer ainda mais o trabalho de toda a equipe. Temos inúmeros desafios e muitos problemas para resolver e, diariamente, nos dedicamos para superar cada um destes obstáculos. E a prova deste trabalho coletivo, sério e responsável é receber este certificado”, ressalta a prefeita.
Segundo a gestora do município, o selo não é uma conquista apenas para a prefeitura, mas para toda a cidade.
“Se o município é bem administrado, a cidade toda prospera. Então receber o certificado é um grande reconhecimento de que estamos no caminho certo. Cabe ressaltar que ele é concedido após avaliação técnica, o que traz ainda mais credibilidade”, pontua a prefeita.
Para receber o selo, a cidade é avaliada por meio de 21 indicadores, divididos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climático. O certificado tem quatro níveis, sendo que o Safira é o último antes do reconhecimento máximo, que é o nível Diamante.
“É com muita alegria que entregamos este selo para Balneário Camboriú, um município que ficou muito bem pontuado, especialmente em questões ambientais, como tratamento de esgoto e coleta de lixo seletiva, como também em aspectos de governança, que demonstram a qualidade da gestão municipal”, ressalta o Superintendente.
Ele explica que Caixa Econômica Federal criou o selo como forma de incentivar as cidades a prezar pelo desenvolvimento sustentável, sendo que os indicadores são avaliados e analisados por uma equipe técnica. “Balneário Camboriú é uma das poucas prefeituras de Santa Catarina a obter o selo e já conquistou o certificado quase no nível máximo”, afirma.