A Fundação Cultural de Balneário Camboriú abriu as inscrições para o 14º Festival da Canção nesta quarta-feira (27). Compositores interessados em disputar os prêmios do evento devem acessar a plataforma on-line 1Doc, pelo site https://www.bc.sc.gov.br, e inserir a documentação solicitada até 1º de outubro (saiba mais no fim do texto).
O Festival da Canção de Balneário Camboriú será de 27 a 29 de novembro de 2025, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita. Serão selecionadas 30 composições para o evento. Podem ser inscritas canções de estilo livre, originais, inédita, com letra em língua portuguesa e de autoria de compositores maiores de 18 anos que residam em Santa Catarina. Mais informações sobre os requisitos para participar estão no Edital nº 011/2025, publicado no site da Fundação Cultural (https://culturabc.com.br) na terça-feira (26).
O evento vai premiar os três primeiros colocados com dinheiro. A soma dos valores chega a quase R$ 60 mil. Não haverá mais retenção de Imposto de Renda na fonte para vencedores que sejam pessoas físicas. Já melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor arranjo, artista revelação, banda revelação e melhor artista solo ganharão troféu. Esta edição tem outra novidade com relação aos prêmios: haverá a possibilidade de premiação para os demais classificados, mediante angariação de apoios da iniciativa privada.
“A 14ª edição consagra mais um ano do nosso Festival da Canção, que já está institucionalizado como política pública voltada à música autoral não só de Balneário Camboriú, mas de Santa Catarina. O evento já está se consagrando como um dos principais festivais de músicas inéditas do país, colocando a cidade no cenário musical e autoral de todo o Brasil. É um patrimônio de Balneário Camboriú que precisa ser valorizado”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder.
Como se inscrever:
As inscrições são gratuitas. Devem ser feitas pela plataforma on-line 1Doc (acessada pelo endereço https://www.bc.sc.gov.br), no ícone Protocolo, de 27 de agosto a 1º de outubro de 2025. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (anexa no edital) e inserir os documentos solicitados (material de áudio, declarações e cartas de anuência, quando for o caso de coautorias e/ou parcerias).