O investimento é do Governo do Estado, que repassou ainda uniformes e equipamentos ao município.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Balneário Camboriú recebeu, na tarde desta quarta-feira (20), duas novas motolâncias para atuarem no município. O investimento de cerca de R$110 mil é do governo estadual, por meio da secretaria de Estado da Saúde, e inclui ainda, para a cidade, o repasse de um kit de uniforme para cada profissional do Samu, além de um aparelho de ultrassom e um ventilador pulmonar.
A entrega oficial das motolâncias e equipamentos aconteceu na sede da Defesa Civil Estadual, em Florianópolis, e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Melo; e do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. A comitiva de Balneário Camboriú foi representada na cerimônia pelo vice-prefeito, Nilson Probst; pela secretária de Saúde, Aline Leal; e pelo coordenador do Samu de BC, Renaldo Marquato.
“As novas motolâncias chegam para reforçar e dar ainda mais agilidade ao atendimento de urgência e emergência em nosso município. Neste sentido, o apoio do Governo do Estado é fundamental para fortalecer o trabalho já realizado pelo Samu na cidade. Quem ganha com este investimento é a população, pois assim será possível manter um atendimento mais rápido e eficiente”, ressalta o vice-prefeito.
A secretária de Saúde reforça que o recebimento das motolâncias e dos equipamentos é importante para manter uma estrutura adequada do serviço, garantido condições para que os profissionais possam desempenhar suas funções com qualidade e segurança. “É uma conquista que reforça a parceria entre Estado e município, mostrando que, quando trabalhamos juntos, quem ganha é a comunidade”, pontua Aline.
*Rapidez no atendimento*
O coordenador do Samu explica que cada motolância é pilotada por um técnico de enfermagem treinado, para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. As duas motos são acionadas sempre juntas, por possuírem equipamentos e medicamentos diferenciados. O serviço já acontece em Balneário Camboriú, realizado com o apoio do Corpo de Bombeiros.
“Agora, com a chegada dessas novas motolâncias poderemos qualificar o serviço no município, o que é muito importante pois como as motos conseguem trafegar com mais agilidade, isso diminuirá o tempo de resposta nos atendimentos”, afirma Marquato.
Investimentos
Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 3,7 milhões na aquisição de 12 motolâncias, cinco mil peças de uniformes para os profissionais e ainda 33 aparelhos de ultrassom e 25 ventiladores pulmonares. As cidades contempladas com duas motolâncias cada foram, além de Balneário Camboriú, Florianópolis, Palhoça, Chapecó, Blumenau e Criciúma.