Exposição “Não Cale a Sua Voz” na Sede da  Secretaria Pública de Balneário Camboriú: Um grito de conscientização contra a violência de gênero

Balneário Camboriú, SC – Em um ato de coragem e empatia, a sede da Guarda Municipal de Balneário Camboriú abriga, até o dia 24 de agosto, a impactante exposição fotográfica “Não Cale a Sua Voz”. Idealizada por Anna Nienkötter, Diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres de BC, e com o olhar sensível do fotógrafo Nórton José, a mostra é um poderoso manifesto contra a violência de gênero, dando visibilidade às histórias de superação de mulheres que sofreram diversas formas de agressão.

As 23 fotografias, fruto de um trabalho realizado em 2023 com mulheres em uma casa de acolhimento em Florianópolis, assim como com outras que já deixaram o ciclo de violência em Balneário Camboriú, retratam a dor e a resiliência. Em preto e branco, as imagens capturam a essência de mulheres que foram vítimas de violência doméstica, obstétrica, política e sexual. Para preservar suas identidades e focar na força de suas jornadas, elas foram nomeadas com nomes de flores.

“Queremos dar luz a esses rostos marcados pela dor, mas renascidos para uma nova história”, explica Anna Nienkötter. “São mulheres que não se culpam mais, não se envergonham mais, mas mostram a coragem de serem protagonistas da sua própria transformação.”.

Foto: Portal O Janelão

Em contrapartida às fotos em preto e branco, imagens coloridas celebram o renascimento e a coragem dessas mulheres, que se tornaram protagonistas de suas próprias vidas após superarem a violência. A exposição reforça a responsabilidade da sociedade em combater o ciclo de violência, que infelizmente coloca o Brasil como o quinto país que mais mata mulheres no mundo.

Anna Nienkötter ressalta a importância da informação e da conscientização, especialmente durante o “Agosto Lilás“, mês dedicado à prevenção e combate à violência contra a mulher.

“Essa exposição vem com o viés de trazer para a sociedade a informação e a reflexão da violência contra a mulher, uma realidade do nosso país e também da nossa cidade”, afirma.

A iniciativa conta com o apoio fundamental da Secretaria de Segurança Pública, da Guarda Municipal, da Fundação Cultural e da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, demonstrando um esforço conjunto para abordar um tema tão delicado. A Guarda Municipal, com seu trabalho de primeiro socorro e atendimento às vítimas, tem um papel crucial nessa rede de apoio.

Para quem precisa de ajuda ou deseja denunciar, o número 153 da Guarda Municipal está disponível. Balneário Camboriú se destaca por oferecer um atendimento integrado, desde o primeiro contato até o suporte em casas de acolhimento como a Casa da Família, onde Anna Nienkötter atua, proporcionando apoio psicológico e toda a estrutura necessária para a recuperação dessas mulheres.

A exposição “Não Cale a Sua Voz” é um lembrete poderoso de que a luta contra a violência de gênero é uma responsabilidade de todos, e que o diálogo, a informação e o apoio mútuo são ferramentas essenciais para construir um futuro mais seguro e igualitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.