Na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, o nível do rio Itajaí-Mirim em Brusque registrou uma elevação significativa, alcançando cerca de 4 metros, de acordo com dados da Defesa Civil. Apesar do aumento nos níveis das águas, a situação não apresenta motivos para alarme, já que os impactos foram limitados a alagamentos pontuais em áreas mais baixas do município.
O cenário nas cabeceiras do rio, especialmente em Vidal Ramos, permanece estável, sem variações preocupantes. A elevação das águas é resultado das chuvas que começaram na noite de sexta-feira, 6 de dezembro, e se intensificaram na noite de domingo, 8. Em regiões como Vidal Ramos e Presidente Nereu, onde estão localizadas as principais nascentes do Itajaí-Mirim, foram registrados acumulados de até 42 mm em um curto espaço de tempo.

Essas chuvas constantes impactaram diretamente a situação do rio. A água que inicialmente aumentou o nível em Botuverá pela manhã seguiu seu curso até Brusque, mas felizmente não causou maiores transtornos à população.
Imagens capturadas ao longo do dia mostram a condição dos rios e as áreas afetadas por pequenas inundações. A Defesa Civil continua monitorando a situação e assegura que as condições devem se normalizar ao longo do dia.


