O Ministério Público de Santa Catarina, destaca a preocupação com os baixos índices de imunização contra a poliomielite em crianças de zero a quatro anos em Santa Catarina.
Autoridades, como o Promotor de Justiça Alan Boettger, estão atuando para intensificar a campanha de vacinação, recomendando ações de sensibilização aos pais sobre a importância da vacina e conscientização nas escolas e locais de vacinação.
Após receber dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, o Centro de Apoio Operacional de Saúde Pública do MPSC enviou às Promotorias de Justiça um panorama da vacinação contra a poliomielite. No caso da vacina oral, atingiu-se 43% do público, menos da metade da cobertura vacinal preconizada, que é 95%.
Assim que recebeu os dados que demostram a baixa demanda em toda a região, o Promotor de Justiça Alan Boettger, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú, expediu uma recomendação ao município para intensificar a campanha de vacinação das crianças na cidade, cujo índice de imunização é 48,76%.
Na recomendação, o Promotor de Justiça pede que o município faça uma campanha para sensibilizar os pais quanto à importância da vacina, usando os veículos de comunicação disponíveis. Também recomenda ações de conscientização nas escolas e nos locais de vacinação.
Ouça o áudio o que disse o MPSC.

