Surto de sarna levou ao fechamento de creches em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú registra pela primeira vez um surto de escabiose.

Um surto de escabiose, popularmente conhecida como sarna, foi registrado pela primeira vez na cidade de Balneário Camboriú.  O número crescente de casos levou duas creches da região a suspenderem suas aulas, a fim de evitar uma maior disseminação da doença.

A escabiose é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que causa coceira intensa e irritação na pele. O contágio geralmente ocorre através do contato direto com uma pessoa infectada, ou pelo compartilhamento de objetos pessoais, como roupas e toalhas.

No entanto, o que chama a atenção nesse surto é a possível relação entre o uso desenfreado – e não recomendado – de ivermectina para Covid-19 e o aumento de casos de escabiose. Estudos recentes têm sugerido que o abuso desse medicamento, que era incluído nos “kits Covid” distribuídos à população, pode ter tornado o parasita mais resistente, dificultando o tratamento da escabiose.

A ivermectina é um medicamento antiparasitário amplamente utilizado para tratar infestações por vermes e parasitas em humanos. No entanto, seu uso indiscriminado para a prevenção ou tratamento da Covid-19 não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

[15/6 13:57] O Janelão: – Não podemos afirmar (que seja o caso de Balneário Camboriú) sem a avaliação da resistência do parasita. Mas é uma possibilidade, sim – admite o Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, o médico infectologista Fábio Gaudenzi de Faria.

A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Caroline Prazeres, não acredita que haja relação direta entre o abuso do medicamento e o surto de sarna nas creches.

– O surto está bem restrito ao ambiente, houve uma transmissão em série, entre crianças de um a cinco anos – relata.

Crédito NSC TOTAL

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.