Homem tem surto, ameaça ex, ataca policiais e acaba morto em Balneário Camboriú 

Um homem acabou morto na noite de terça-feira (20) no bairro Nova Esperança em Balneário Camboriú. 

Policiais ficaram feridos na ocorrência.  O caso ocorreu na rua José Cesário Pereira no bairro Nova Esperança.

Walisson José Vieira, 29 anos (óbito) estava ameaçando a ex-mulher 56 anos,  e outras quatro vítimas, quando tudo aconteceu.  

Segundo a PM a denunciante relatou que seu ex-marido encontrava-se em frente a residência jogando pedras . A ocorrência foi reforçada por mais 12 (doze) ligações pedindo urgência no atendimento pelo temos das ameaças de morte.

Segue relatório da PM na íntegra: 

Chegando ao local, visualizou o masculino, posteriormente identificado como WALISSON JOSÉ VIEIRA, no meio da via e, ao presenciar a viatura policial, começou a se evadir da guarnição a pé. Que por aproximadamente duas vezes, a guarnição fez menção de desembarcar da viatura para realizar a abordagem, mas não obteve êxito devido o masculino relutar em acatar as ordens emanadas pelos polícias militares.

Que foi possível constatar que o agente portava algo em suas mãos (possivelmente um pedaço de madeira) e outro objeto em sua cintura que não foi possível identificar, mas segundo testemunhas poderia ser uma faca.

Que em determinado momento, o masculino pulou uma cerca de arame farpado e adentrou ao terreno onde há um barranco e por várias vezes verbalizando que o masculino descesse, mas sem sucesso devido ao estado que o agente se encontrava, possivelmente sob efeito de drogas ou outra substância entorpecente.

Que o agente começou a jogar pedaços de madeira e pedras com o objetivo de acertar a guarnição. Que, após várias tentativas de verbalização, a guarnição teve que fazer uso de armamento, disparos de elastômero, mas sem efeitos em cessar a agressão.

Ressalta-se que nesse meio tempo, foi solicitado apoio das demais guarnições para prestar auxílio na ocorrência devido a alta complexidade na qual o agente se encontrava.

Em ato contínuo, a guarnição, haja vista a ineficácia da verbalização e dos tiros de elastômeros, que não surtiram efeito, e pelo fato do agente começar as arremessar mais pedras em direção aos policiais, em um terreno íngreme e com total desvantagem por parte da guarnição, que estava na parte de baixa, em relação ao agente que estava na parte de cima do barranco, e pelo fato do alto risco de acertar a região da cabeça do policial com pedras grande e do tamanho de tijolos, podendo ocasionar a morte se acertasse, não restou alternativas senão a utilização de armamento letal por parte da guarnição, agindo esta em legítima defesa para cessar a injusta agressão atual. Sendo de imediato acionado o Samu para prestar o devido atendimento médico.

Que mesmo assim, após efetuar os disparos de arma de fogo, o agente, mesmo deitado ao solo e com os ferimentos na perna, continuou agitado e vindo ao encontro das guarnições, sendo necessário mais usos de instrumentos não letais e da força, até que o agente permaneceu deitado e, por fim, algemado até a chegada do SAMU composta por um Médico e uma Socorrista, pois os policiais haviam repassado a gravidade dos ferimentos., os profissionais fizeram massagem cardíaca, porém confirmado o óbito às 00h08.

Diante do ocorrido, pelo fato do agente ter evoluído a óbito, foi acionado os demais órgãos competentes:
– Polícia Civil
– Polícia Científica
– IML
Foram identificadas algumas vítimas que tiveram seus veículos danificado a pelas pedras jogadas pelo agente, sendo anexadas imagens das câmeras nos boletins.
Posteriormente foi qualificado as demais vítimas e testemunhas do fato.

A vitima e ex-mulher do masculino, disse que era seu companheiro e que há 1 semana terminaram o relacionamento. Que desde então o masculino, que é usuário de crack, vem a perseguindo. Na data de hoje WALISSON JOSE VIEIRA apareceu na frente de sua residência totalmente alterado e agressivo, ameaçando-a de morte com uma faca em mãos.

Relata também que o agente a xingou de várias nomes como, vagabunda, puta e varias outras palavras de baixo calão. Em dado momento WALISSON JOSE VIEIRA começou a arremeçar pedras em direção à e a todos que tentavam defendê-la. Após algums minutos e vários transtornos ocasionado por WALISSON JOSE VIEIRA, a guarnição tentou aborda-lo para cessar o problema, contudo WALISSON não respeitava ordens policiais onde em dado momento começou a arremessar enormes pedras nos policiais e estes reagiram devidamente.

Posterior o filho da vitima, o qual relatou que é entiado de WALISSON JOSE VIEIRA e que esse veio até a residência totalmente alterado e agressivo munido de uma faca e ameaçou todos ali presente. Que xingou sua mãe de vagabunda e que iria matá-la hoje. Ele arremessou pedras na residência e em todos ali presentes. O relatante acabou sendo lesionado em sua perna direita.

Em seguida, o outro filho, o qual e enteado de WALISSON JOSE VIEIRA. Que na data de hoje WALISSON JOSE VIEIRA veio afrontar sua mãe e a família, sendo ele colocado pra fora da residência na qual não morava mais. Quando anoiteceu, WALISSON JOSE VIEIRA apareceu totalmente transfornado por uso de drogas portando uma faca. WALISSON JOSE VIEIRA proferiu ameaças a todos no local, inclusive em quem passava na via. Ele arremessou uma quantidade enorme de pedregulhos ocasionando danos e Lesão corporal. Destaca que a todo momento ele também xingava a e os demais presentes. A viatura policial chegou em dado momento e tentou abordar WALISSON JOSE VIEIRA mas esse não obedecia as ordens e agiu ativamente contra os policiais. WALISSON correu dos policiais até um pasto e a partir desse momento não viu mais nada.
Há diversos relatos de testemunhas neste sentido, várias que foram atingidas. Ressaltasse que um dos polícias sofreu uma lesão importante no seu joelho esquerdo e será submetido a mais exames médicos para avaliar melhor a situação e seu quadro, porém já está afastado por não ter condições de trabalhar.

O homem tinha passagens por roubo, porte de arma, tráfico.

Ambos polícias feridos, porém somente um deles está incapacitado temporariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.