Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, teve concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, IMA, as licenças ambientais de instalação para a readequação da lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro Nova Esperança, e, também, para a construção de novas estruturas para o tratamento preliminar da estação. Ambas as licenças foram concedidas na semana passada.
A concessão da licença ambiental de instalação (LAI), permite que a Emasa faça as readequações necessárias para que a lagoa de aeração da ETE volte a operar, melhorando significativamente o tratamento do efluente que chega à estação. Entre as ações necessárias para esta readequação, está a substituição da geomembrana que impermeabiliza a lagoa, permitindo que ela volte a ser utilizada.
Também para a modernização da ETE, foi aprovada pelo IMA a licença ambiental de instalação para o tratamento preliminar. O sistema de tratamento preliminar existente atualmente foi construído em 1999 pela CASAN e remodelado em 2012. Para fazer frente a atual demanda de tratamento, o sistema será remodelado e modernizado, melhorando a eficácia na retenção dos sólidos grosseiros que chegam com o efluente, e ampliando a flexibilildade operacional da estação e a confiabilidade dos equipamentos que serão substituídos por maquinário mais moderno.
“Ambas as licenças ambientais emitidas pelo IMA eram muito aguardadas e irão permitir que a Emasa implemente obras vitais para a modernização e melhoria do tratamento de esgoto na ETE do Nova Esperança, devolvendo ao meio ambiente um efluente em boas condições e de acordo com os parâmetros exigido pelos órgãos ambientais”, explica o diretor técnico da Emasa Alexandre Motta.

